A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) colocou em operação na cidade de São Paulo o novo Constellation Biometano, desenvolvido sob medida para o setor de coleta de resíduos sólidos. A informação já havia sido adiantada por Transporte Moderno em 5 de junho (veja aqui). O modelo, que foi apresentado pela primeira vez como conceito na Fenatran 2024, passa agora a integrar a frota da EcoUrbis, uma das principais empresas de gestão de resíduos da capital paulista.
A VWCO aposta na solução como parte da estratégia ESG, ao aliar alta performance operacional à significativa redução de emissões. Segundo a fabricante, o Constellation Biometano tem potencial para reduzir em até 90% as emissões de CO₂ equivalente (CO₂e) no ciclo poço à roda, comparado a um modelo a diesel. Em uma operação média, que percorre de 50 mil a 70 mil quilômetros ao ano, isso representa a redução de até 150 toneladas de CO₂e anuais, além de evitar a emissão de poluentes equivalentes à queima de 35 mil litros de diesel por ano. O projeto foi desenvolvido em parceria com a própria EcoUrbis, que já produz biometano a partir dos resíduos coletados nos aterros.
Expansão de mercado
O modelo mantém as características da linha vocacional Compactor, com chassi reforçado e capacidade de carga preservada. O trem de força é composto por motor ciclo Otto de 280 cavalos e 1.100 Nm de torque (112,17 mkgf), fornecido pela Cummins, associado a uma transmissão automatizada. Para garantir a autonomia necessária na operação urbana, o veículo possui tanques de aço carbono com capacidade total de 240 m³ (960 litros), permitindo rodar até 300 quilômetros sem reabastecimento.
Segundo a montadora, o modelo tem níveis de ruído reduzidos, que favorecem operações noturnas, e melhorias no sistema de segurança, incluindo freio retarder, controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampa.
O lançamento acontece em meio à expansão do mercado de veículos a gás e biometano no Brasil, impulsionado pela maior disponibilidade do combustível — produzido a partir de resíduos orgânicos — e pelo desenvolvimento dos chamados “corredores azuis”, que ampliam a infraestrutura de abastecimento.
“Assim como aprendemos com o elétrico, não basta entregar o caminhão. É preciso garantir toda a infraestrutura para que o cliente consiga operar. Por isso, estamos estruturando uma solução completa para os frotistas interessados no biometano”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da VWCO.
O Constellation Biometano faz parte da estratégia da VW Caminhões e Ônibus de ampliar sua atuação em soluções sustentáveis, que também inclui o crescimento do portfólio de elétricos, o desenvolvimento de novos pesados — como o recém-lançado Meteor 4×2 — e a internacionalização da marca com fábricas na Argentina e no México.
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