A A.P. Moller – Maersk lançou o Berlin Mærsk, primeiro de uma nova série de porta-contêineres movidos a combustível dual — metanol verde e combustível convencional. A embarcação, com capacidade para 17.480 TEU (contêineres de 20 pés), é atualmente o maior navio dual-fuel da frota da companhia dinamarquesa.
O batismo ocorreu na última sexta-feira (20) no estaleiro da Hyundai Heavy Industries (HHI), em Ulsan, na Coreia do Sul, onde estão sendo construídas as seis unidades que compõem a nova classe de navios. Todos devem ser entregues até o fim de 2025.
O Berlin Mærsk inicia operação no dia 7 de julho, com sua primeira escala em Xangai, onde se integrará ao serviço AE3, uma das principais rotas da Maersk que conecta o Leste Asiático ao Norte da Europa. A linha atende grandes polos logísticos e industriais, sendo estratégica para o comércio entre China, Coreia do Sul, Japão, Alemanha, Holanda, Bélgica e Reino Unido.
“O lançamento da classe Berlin Mærsk reforça nosso portfólio de frota preparado para múltiplas vias energéticas. Renovar a frota é essencial para manter nossa competitividade e, ao mesmo tempo, avançar no nosso compromisso com a descarbonização”, afirmou Anda Cristescu, head de Chartering & Newbuilding da Maersk.
Características do Berlin Mærsk
Apesar de compartilhar o mesmo conceito estrutural da classe Ane Mærsk — composta por 12 embarcações também movidas a metanol e construídas pela HHI —, o Berlin Mærsk se diferencia pelo aumento da boca (largura do casco), o que proporciona maior capacidade de carga, otimizando a eficiência da operação em grandes rotas internacionais.
“O investimento nessa nova classe dá continuidade ao caminho que começamos com o Laura Mærsk e depois aprofundamos com a Ane Mærsk. Estamos elevando os padrões de eficiência e sustentabilidade no transporte marítimo”, destacou Ole Graa Jakobsen, head de Fleet Technology da Maersk.
Com este lançamento, a Maersk chega a 14 navios com capacidade dual-fuel, consolidando-se como uma das líderes na transição energética do setor. Todos os navios da nova classe Berlin Mærsk navegarão sob bandeira dinamarquesa, reforçando o compromisso da empresa em posicionar a Dinamarca como referência global no transporte marítimo sustentável.
O uso de metanol verde é uma das principais apostas da Maersk para reduzir as emissões de carbono em suas operações. A meta da companhia é alcançar a neutralidade de carbono até 2040, antecipando-se às regulações ambientais que pressionam o setor de shipping a acelerar sua transformação.
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