Chegou no Brasil: Foton inicia vendas da picape híbrida Tunland; veja o preço

O modelo chega em duas versões que terão garantia de 10 anos e preços até 20% mais baixos do que os principais concorrentes, segundo a montadora chinesa

Redação

A montadora chinesa Foton acelera sua expansão no mercado brasileiro ao lançar a picape híbrida Tunland, que combina motor diesel e elétrico no segmento de veículos comerciais e utilitários. O modelo chega em duas versões: a V7, a partir de R$ 279.990, e a topo de linha V9, com preço inicial de R$ 299.990. A linha Tunland oferece garantia de até 10 anos. A Foton aposta nos preços até 20% mais baixos aos dos concorrentes diretos para ganhar espaço no segmento.

Além da Tunland, a empresa já comercializa os caminhões Aumark, semileves, e Auman, semipesados, com preços a partir de R$ 219 mil e R$ 400 mil, respectivamente. O utilitário Wonder também está previsto para chegar ao mercado ainda em 2025, com preço estimado em R$ 110 mil.

A Tunland V9 possui suspensão traseira independente, projetada para maior conforto no uso diário. O modelo traz teto solar panorâmico — recurso raro entre as picapes no Brasil — e um pacote com 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de centralização em faixa e reconhecimento de sinais de trânsito.

A Tunland V7 conta com suspensão traseira por feixe de molas, indicada para uso off-road, e cabine com acabamento premium e ergonomia aprimorada.

Design e conforto

A Tunland V9 mede 5.617 mm de comprimento, 2.090 mm de largura, 1.955 mm de altura, com distância entre-eixos de 3.355 mm — medidas que a colocam entre as maiores do segmento. A V7 tem medidas semelhantes, com altura um pouco menor, de 1.910 mm.

O interior inclui painel digital HD de 12,3 polegadas, central multimídia com tela de 14,6 polegadas (a maior do segmento), ar-condicionado automático dual zone, acesso sem chave, assentos premium com ajustes elétricos e isolamento acústico reforçado, oferecendo conforto para trajetos curtos e longos.

Externamente, grade frontal imponente, linhas aerodinâmicas, detalhes cromados, iluminação full LED e rodas de 18 polegadas compõem o design, que equilibra sofisticação e robustez.

Performance e segurança

As picapes contam com transmissão automática ZF 8HP de oito velocidades, que proporciona trocas suaves e eficientes. O sistema de tração 4×4 com acionamento eletrônico, controle de descida e bloqueio do diferencial traseiro assegura desempenho em terrenos difíceis.

Seis modos de condução — econômico, standard, esporte, lama, neve e areia — adaptam o veículo a diferentes condições.

Produção nacional e planos futuros

Um avanço importante da Foton no Brasil foi a inauguração da nova linha de montagem em Caxias do Sul (RS), dentro do complexo da Agrale. Com 6 mil m², a fábrica opera no sistema CKD, montando veículos a partir de peças importadas desmontadas. A capacidade inicial é de até 5 mil unidades por ano, com potencial de expansão.

Além da Tunland, a unidade gaúcha monta caminhões leves e semipesados, como o Auman D 1277, que marca a entrada da marca no segmento semipesado. A escolha por Caxias do Sul considerou a força do polo automotivo local e a proximidade do Porto de Itajaí, facilitando a logística.

A Foton projeta aumentar a nacionalização dos componentes para entre 65% e 70% até 2028 e investir na construção de uma fábrica própria no país, consolidando seu compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro.

Presente desde 2010, a Foton opera atualmente como subsidiária da Foton Motor Global, com metas ambiciosas: alcançar 10 mil unidades vendidas em 2026 e atingir 10% de participação no mercado nacional até 2028.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também