Enquanto o Brasil ainda avançava na implantação da norma Euro 5, a Europa já se preparava para o próximo estágio na regulamentação de emissões: o padrão Euro 6, que entrou em vigor em janeiro de 2013. Essa tecnologia, significativamente mais eficiente no controle de poluentes e no desempenho dos veículos comerciais, foi o principal destaque do Salão Internacional de Veículos Comerciais IAA, realizado em setembro de 2012, em Hannover, Alemanha — o maior evento mundial do setor. A Transporte Moderno acompanhou de perto a feira e apresentou as novidades na edição 454, publicada em agosto de 2012.
MAN: inovação e eficiência alemãs
Com sede em Munique, a MAN marcou presença no evento apresentando uma série de novidades em caminhões, ônibus, motores e serviços, todas alinhadas ao futuro padrão Euro 6. Os modelos das famílias TG, TGM, TGS e TGX ganharam frente reestilizada e tecnologias que garantiam quase zero emissão de poluentes, baixo consumo de combustível e melhor conforto ao motorista — tudo com o objetivo de reduzir os custos operacionais das transportadoras.
Destaque para o sistema de recirculação dos gases de escape SRT, que, segundo a MAN, permitia reduzir o consumo de combustível e também do aditivo Arla 32, usado para tratar os gases poluentes. A nova tecnologia manteve o peso do sistema Euro 6 baixo, o que ajudou a aumentar a carga útil dos veículos.
O modelo TGX EfficientLine, por exemplo, conseguia economizar até 3 litros de diesel por 100 km em comparação com caminhões padrão, além de já sair de fábrica com o MAN TeleMatics, um hardware para gestão de frota pré-instalado.
Daimler: tecnologias de ponta e novos modelos
A Daimler, sediada em Stuttgart, apresentou uma linha completa de caminhões e ônibus Euro 6 que, apesar das exigências ambientais mais rígidas, consumiam menos combustível que as versões anteriores.
O lançamento mais esperado foi o Mercedes-Benz Antos, caminhão voltado para distribuição de carga com cabines em dois comprimentos e motores Euro 6 de 7,7, 10,7 e 12,8 litros, combinando desempenho, silêncio e baixos níveis de emissões.
O caminhão Actros, já lançado em 2011 para longas distâncias, ganhou na IAA 2012 novos sistemas de assistência ao motorista, como o Active Brake Assist na sua terceira geração, que realiza frenagem automática para evitar colisões, e o Predictive Powertrain Control, que usa GPS para otimizar as trocas de marcha e economizar combustível.
Entre os veículos leves, a Daimler apresentou o Mercedes-Benz Sprinter com transmissão automática 7G-Tronic, única no segmento de furgões, e a novidade do caminhão leve híbrido Fuso Canter Eco Hybrid, que começaria a ser produzido em Portugal para o mercado europeu.
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