A Mercedes-Benz deu início neste mês a uma nova fase de sua estratégia global de descarbonização no Brasil, com o início dos testes práticos de caminhões 100% elétricos em operações reais. A fabricante vai colocar 10 unidades do modelo leve eCanter em comodato com empresas que atuam em entregas urbanas — especialmente no e-commerce e na distribuição de carga fracionada. Importado do Japão, o modelo representa o primeiro passo da montadora na aplicação comercial de veículos elétricos no país.
Além do eCanter, a Mercedes-Benz iniciará testes internos com dois caminhões elétricos eActros, voltados a aplicações mais robustas. Outras cinco unidades do modelo entrarão em breve em operação com clientes como a Ypê. Ao todo, são 17 caminhões elétricos que entrarão em fase de testes ainda neste ano, conforme revelou com exclusividade Marcos Andrade, gerente sênior de marketing de caminhões da Mercedes-Benz, durante a gravação do sexto episódio do Videocast da Transporte Moderno, que vai ao ar no dia 26 de junho no canal da OTM Editora no YouTube (Inscreva-se aqui).

Testes com até 30 clientes em um ano
Os testes terão duração de três a seis meses por cliente, com previsão de alcançar entre 20 e 30 empresas ao longo de um ano, em formato de rodízio. Após cada ciclo, os caminhões serão realocados para novas operações, com diferentes perfis de uso.
“Já testamos bastante os veículos internamente para garantir segurança e confiabilidade. Agora é hora de aprender com o cliente na prática: como ele usa, quais os desafios de infraestrutura, quanto consome e o que precisa em termos de serviço”, explicou Marcos Andrade.
Foco em e-commerce e distribuição urbana
A estratégia da montadora prioriza aplicações urbanas de alto volume e baixo peso, típicas de operações de e-commerce e carga fracionada — segmentos onde os elétricos podem mostrar vantagens em eficiência energética, economia operacional e zero emissão local.
Com 7,5 toneladas de PBT e cerca de 3 toneladas de carga útil, o eCanter está posicionado próximo ao modelo Accelo, embora com proposta voltada principalmente ao volume transportado. A Braspress, uma das maiores operadoras de encomendas do país e parceira histórica da Mercedes-Benz, será uma das primeiras a testar duas unidades do veículo.
“É uma operação perfeita para esse tipo de caminhão, que entrega confiabilidade, baixo custo por quilômetro e emissões zero”, destacou Andrade.
Modelo validado no mercado global
Segundo o executivo, o eCanter é um dos caminhões elétricos mais consolidados do mercado global, com milhares de unidades em operação em diferentes países. “É um veículo extremamente confiável e com consumo muito baixo em uso urbano. O sistema de regeneração de energia é altamente eficaz”, afirmou.
Apesar da presença de outras marcas no mercado brasileiro, a Mercedes-Benz reforça sua estratégia cautelosa. “Fazer um caminhão elétrico é muito mais complexo do que parece. Optamos por trazer um produto validado globalmente, com robustez técnica e pronto para entregar uma boa experiência desde o primeiro cliente”, completou.
Infraestrutura, TCO e maturação do mercado
Mais do que vender caminhões, a Mercedes quer mapear o ecossistema necessário para viabilizar a eletromobilidade no transporte comercial. A intenção é entender a fundo temas como infraestrutura de recarga, manutenção, suporte técnico, autonomia real e impacto no TCO (custo total de propriedade).
“Não temos pressa. O mercado ainda está se formando. Nosso objetivo agora é aprender com o cliente, entender as dores e ajustar nossa oferta. Quando o lançamento comercial acontecer, será com tudo adaptado à realidade brasileira”, finalizou o executivo.
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