Embraer prevê demanda de 10.500 aeronaves até 2044

Fabricante brasileira divulga projeções para o mercado de jatos e turboélices de até 150 assentos; China, América Latina e África despontam como motores do crescimento na aviação regional

A Embraer espera entregar neste ano de 197 a 215 aeronaves, sendo de 125 a 135 jatos executivos e de 72 a 80 aviões comerciais

Aline Feltrin

A Embraer divulgou na última quarta-feira (11) sua perspectiva de mercado 2025, relatório que projeta a demanda global por aeronaves comerciais com até 150 assentos para os próximos 20 anos. A estimativa aponta para a entrega de 10.500 novas aeronaves até 2044, com um valor de mercado total de US$ 680 bilhões.

O documento, lançado às vésperas do Paris Air Show — o maior evento global da indústria aeronáutica, que ocorre na próxima semana — reforça a expectativa de crescimento sustentado da aviação regional, com destaque para a expansão na China, América Latina e África.

“Frotas mistas de narrowbodies, com aeronaves de diferentes portes, serão essenciais para adaptar a capacidade à demanda e apoiar o desenvolvimento nacional e regional”, afirmou Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. Segundo ele, as mudanças estruturais iniciadas durante a pandemia de Covid-19 continuam moldando o setor, especialmente no que diz respeito à busca por autonomia estratégica e conectividade regional.

Pela primeira vez, o relatório da Embraer apresenta dados da China de forma separada, refletindo o peso crescente do país na aviação comercial. Com uma taxa de crescimento anual prevista de 5,7% no tráfego de passageiros (medido em RPK — receita por passageiro-quilômetro), a China lidera o ranking regional e deverá concentrar 17,2% das entregas de jatos no período.

Destaques da Perspectiva de Mercado 2025:

  • Demanda global (2025–2044):
    • 10.500 aeronaves de até 150 assentos
      • 8.720 jatos
      • 1.780 turboélices
    • Valor de mercado: US$ 680 bilhões
  • Crescimento anual do tráfego de passageiros (RPK):
    • China: 5,7%
    • América Latina: 4,7%
    • África e Oriente Médio: 4,4%
    • Ásia-Pacífico: 4,1%
    • Europa/CIS: 3,1%
    • América do Norte: 2,4%
  • Participação da RPK até 2044:
    • Ásia-Pacífico: 39%
    • Europa + América do Norte: 37%

Entregas de jatos por região (até 2044):

  • América do Norte: 2.680 unidades (30,7%)
  • Europa/CIS: 1.990 (22,8%)
  • China: 1.500 (17,2%)
  • Ásia-Pacífico: 1.050 (12,1%)
  • América Latina: 770 (8,8%)
  • África: 380 (4,4%)
  • Oriente Médio: 350 (4,0%)

Entregas de turboélices por região:

  • Ásia-Pacífico: 640 unidades (36,0%)
  • América do Norte: 280 (15,7%)
  • Europa/CIS: 260 (14,6%)
  • África: 220 (12,4%)
  • China: 200 (11,2%)
  • América Latina: 160 (9,0%)
  • Oriente Médio: 20 (1,1%)

Aeronaves cargueiras

Além das previsões para o mercado de passageiros, a Perspectiva de Mercado 2025 também analisa a demanda por aeronaves cargueiras, incluindo o crescimento esperado nas conversões de aviões de passageiros para cargueiros, impulsionado pela expansão do comércio eletrônico e da logística regional.

A estabilidade da projeção total em relação ao relatório anterior indica que, mesmo em um cenário global marcado por tensões geopolíticas e desafios logísticos, as tendências estruturais identificadas durante a pandemia seguem moldando a aviação comercial.

Clique aqui para acessar o relatório completo.

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