A LATAM registrou um salto de 17,5% na demanda de passageiros no Brasil em maio de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Esse avanço foi decisivo para o desempenho do Grupo LATAM na América Latina, que apresentou alta de 9,6% na demanda global de passageiros no mesmo período. O crescimento no mercado brasileiro vem acompanhado de um aumento de 13% na oferta de assentos (ASK), o que elevou a taxa de ocupação dos voos domésticos da LATAM Brasil para 82%, 3,1 pontos percentuais acima de maio de 2024.
Apesar de os dados divulgados se referirem ao transporte de passageiros, o resultado reforça um movimento relevante também para o segmento de carga aérea, com impacto direto nas operações logísticas e de transporte multimodal. A retomada completa das operações no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), após as severas enchentes de 2024, é um dos principais fatores que impulsionaram esse desempenho. A recuperação da malha aérea na região contribui para restabelecer os fluxos de carga aérea no Sul do país — um polo estratégico para a indústria, o agronegócio e o e-commerce.
Outro fator que ajudou a elevar a demanda no Brasil foi a inauguração da nova rota entre o aeroporto de Guarulhos (SP) e Fernando de Noronha (PE), que, além de ampliar a conectividade da malha nacional, abre oportunidades para o transporte de encomendas urgentes e produtos perecíveis, especialmente de e-commerce e turismo de alto padrão, que exigem logística aérea eficiente.
De forma global, o Grupo LATAM transportou mais de 6,8 milhões de passageiros em maio, sendo 3,1 milhões apenas nos voos domésticos operados pela LATAM Brasil. A oferta total de assentos do grupo aumentou 7,2% em comparação com maio de 2024.
Embora os dados de cargas não tenham sido detalhados neste balanço, o crescimento da demanda de passageiros e a expansão da malha aérea geralmente refletem positivamente no volume de cargas transportadas nos porões das aeronaves. Com maior frequência de voos e retomada de destinos estratégicos, o transporte aéreo de cargas ganha mais regularidade e capilaridade, fatores essenciais para o abastecimento de cadeias produtivas e o atendimento de regiões remotas.
LATAM Cargo deve se beneficiar
O bom momento das operações da LATAM no Brasil tende a beneficiar também a LATAM Cargo, braço logístico do grupo, que tem investido na ampliação de sua malha e na digitalização de processos. A reativação da base de Porto Alegre, por exemplo, restabelece conexões importantes para o transporte de cargas refrigeradas, medicamentos e autopeças — segmentos que dependem de rotas aéreas rápidas e confiáveis.
A tendência, agora, é que o crescimento da demanda e da oferta de voos se traduza em um aumento proporcional da movimentação de cargas, tanto nas rotas já consolidadas quanto nas novas conexões.
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