Rumo inicia operação com trens de 135 vagões e amplia eficiência logística do agronegócio

Composições passam a transportar mais de 17 mil toneladas por viagem e aumentam capacidade logística da Malha Paulista rumo ao Porto de Santos

Redação

A Rumo, maior operadora ferroviária do país, iniciou no primeiro trimestre de 2025 a operação de trens com 135 vagões graneleiros nas principais rotas do agronegócio brasileiro. As composições, que anteriormente circulavam com até 120 vagões, agora operam diariamente saindo dos terminais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins com destino ao Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina.

A ampliação faz parte dos compromissos assumidos pela companhia para aumento da capacidade da Malha Paulista, iniciados em 2021.

“Começamos com trens de 80 vagões em 2015, depois passamos para 120, e agora atingimos 135 vagões por composição. É um avanço que quase dobra nossa capacidade original”, afirma Bruno Casarini, diretor de Operações e Manutenção da Rumo.

Com a nova formação, cada trem passa a transportar cerca de 17.200 toneladas de grãos, um ganho de aproximadamente 1.200 toneladas em relação à formação anterior. Isso representa a substituição de até 530 caminhões por dia, ou cerca de 6 mil por mês, além da redução de uma hora no tempo médio de trânsito (Transit Time) entre origem e destino. Em fevereiro de 2025, cerca de 3 milhões de toneladas de grãos foram embarcadas para o Porto de Santos.

Investimento e estudos técnicos

A implantação do novo modelo exigiu investimentos da ordem de R$ 350 milhões, destinados principalmente à expansão de pátios de manobra e adequações da infraestrutura ferroviária. Parte do investimento também foi aplicada em estudos técnicos de força e tração, com instalação de sensores nos engates das composições.

O Ministério da Agricultura e Pecuária estima que, nos próximos dez anos, a produção de grãos no Brasil deve crescer 27%. Já a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta uma safra recorde para 2024/2025, com 322,25 milhões de toneladas. Para atender essa crescente demanda, a Rumo segue avançando em obras previstas no contrato de concessão. A capacidade anual, que era de 45 milhões de toneladas em 2020, já chegou a 53 milhões de toneladas e deve atingir 75 milhões ao fim das obras.

Comparativo de capacidade dos trens

Trem com 80 vagões graneleiros

  • Transporta cerca de 7.600 toneladas brutas
  • Comprimento do trem: 1,5 km
  • Peso total: 10,3 mil toneladas brutas
  • Equivalente à capacidade média de 173 caminhões*

Trem com 120 vagões graneleiros

  • Transporta cerca de 15.500 toneladas brutas
  • Ganho de 50% em relação ao de 80 vagões
  • Comprimento do trem: 2,25 km
  • Peso total: 15,5 mil toneladas brutas
  • Equivalente à capacidade média de 261 caminhões*

Trem com 135 vagões graneleiros

  • Transporta cerca de 17.200 toneladas brutas
  • Ganho de 9% em relação ao de 120 vagões
  • Comprimento do trem: 2,4 km
  • Peso total: 17,2 mil toneladas brutas
  • Equivalente à capacidade média de 294 caminhões*
  • Média de 8 trens por dia com destino a Santos

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