JAC lança VUC elétrico no Brasil com promessa de economia de até R$ 18 mil por ano para operadores

Novo E-J T3,5 alia baixo custo operacional, zero emissões e capacidade de carga de quase 1,7 tonelada, com preço sugerido de R$ 299,9 mil

Redação

A JAC Motors anunciou oficialmente a chegada do E-J T3,5 ao mercado brasileiro, uma nova aposta da montadora no segmento de Veículos Urbanos de Carga (VUCs) elétricos. O modelo chega com preço sugerido de R$ 299.900 com a promessa de entregar uma economia de R$ 18 mil por ano apenas em combustível, de acordo com cálculos da própria montadora. A comparação leva em conta uma operação média de 150 km rodados por dia, com custo energético de R$ 20 a cada 100 km — o equivalente a um “diesel” a R$ 2 por litro, segundo a fabricante.

Equipado com um motor elétrico de 150 cv e 300 Nm de torque (30,59 mkgf), o veículo oferece autonomia de até 230 km com uma única carga da bateria CATL de 64 kWh. Para adaptar-se às diferentes necessidades logísticas, o modelo pode receber baús de 8 a 15 m³ e transportar até 1.695 kg de carga, dentro de um Peso Bruto Total (PBT) de 3.495 kg. Suas dimensões compactas (5,30 m de comprimento e 3,10 m de entre-eixos) o qualificam como VUC e permitem sua condução com carteira de habilitação B.

(Divulgação: JAC)

Além do custo energético reduzido, o E-J T3,5 também se destaca pelos menores gastos com manutenção, segundo a JAC. Por dispensar componentes como câmbio, embreagem, sistema de escapamento e bomba de diesel, os custos de revisão são estimados em até seis vezes menores do que os de um caminhão convencional. Isso também implica menor tempo de parada em oficinas e maior disponibilidade do veículo na operação.

No campo ambiental, cada unidade do modelo elétrico evita a emissão de aproximadamente 10 toneladas de CO2 por ano.

O E-J T3,5 também vem equipado com um pacote tecnológico e de segurança. Entre os itens de série estão direção elétrica, ar-condicionado, central multimídia com tela de LCD, volante multifuncional, vidros, retrovisores e travas elétricos. Na segurança, o modelo conta com airbag duplo, câmera de ré, sensores de estacionamento, luzes diurnas de LED, controle de tração (ASR), assistente de partida em rampa (HSA), monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e desembaçador dos retrovisores.

Frota de elétricos

Em maio, a JAC Motors ocupou a segunda posição entre os fabricantes de caminhões elétricos no Brasil, com 5 unidades vendidas, o que representa 16,13% do mercado. A liderança ficou com a VW Truck & Bus, com 25 unidades (80,65%).

No acumulado do período, a JAC Motors mantém uma posição de destaque no segmento, sendo a segunda maior fabricante de caminhões elétricos no Brasil. Com 54 unidades comercializadas, a JAC detém 36% de participação de mercado. A liderança permanece com a VW Truck & Bus, com 64 unidades (42,67%). A Foton emplacou oito unidades do seu modelo de caminhão elétrico. Desde quando iniciou as vendas de caminhões elétricos, a JAC contabiliza uma frota de 2 mil unidades, o que corresponde a 60% da frota circulante.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também