Pela terceira vez neste ano, o caminhão médio Volkswagen Delivery 11.180 assumiu a liderança no ranking de emplacamentos no Brasil, superando o tradicional campeão entre os pesados, o Volvo FH 540. Os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) indicam uma virada significativa no mercado nacional de transporte de cargas.
No acumulado até maio, o VW Delivery 11.180 somou 2.459 unidades emplacadas, enquanto o Volvo FH 540 ficou com 2.295 unidades. O desempenho de maio foi decisivo: o modelo da Volkswagen emplacou 589 unidades, contra 380 do concorrente da Volvo.
Em fevereiro, o Delivery 11.180 já havia ultrapassado o então líder histórico, com 465 unidades vendidas, frente às 402 unidades do FH 540. Em abril, foram emplacadas 520 unidades do médio da VWCO e 451 do pesado da Volvo. Trata-se de um feito relevante: um caminhão de categoria média superando um dos pesados mais vendidos do país.
Projeto nacional com foco em nichos estratégicos
Segundo Bruno Schonrorst, gerente de vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o sucesso do modelo está diretamente ligado à sua versatilidade e à capacidade de atender nichos específicos do mercado, como o setor elétrico. Entre as versões de destaque está a 11.180 4×4, amplamente reconhecida como a sucessora natural do lendário Ford F-4000 4×4, descontinuado no Brasil.
“O projeto começou em 2017 e foi totalmente desenvolvido no Brasil, no nosso centro de engenharia em Resende (RJ). Percebemos uma demanda clara por um caminhão com tração 4×4, capaz de operar em terrenos difíceis, e desenvolvemos o modelo com base na já consolidada plataforma Delivery”, explica o executivo. “O resultado superou as expectativas. O 11.180 não só preencheu a lacuna deixada pelo F-4000, como também ampliou as possibilidades de aplicação.”
Com versões 4×2 e 4×4, o VW Delivery 11.180 vem conquistando desde pequenos empreendedores e produtores rurais até grandes companhias de energia, que utilizam o modelo em áreas de difícil acesso e topografia desafiadora. Sua flexibilidade operacional, que vai do asfalto às estradas de terra, é apontada como um dos principais fatores de sua popularidade em 2025.
Enfraquecimento dos investimentos em pesados
O avanço do 11.180 evidencia uma transformação no perfil da frota brasileira. Por anos, o domínio absoluto dos caminhões pesados, como o FH 540, parecia incontestável. No entanto, a ascensão de modelos médios e multifuncionais começa a redesenhar o panorama do transporte comercial no país.
Para o professor e coordenador de cursos automotivos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Antonio Jorge, esse movimento também reflete as condições macroeconômicas atuais, marcadas por juros elevados. “A tendência de enfraquecimento dos investimentos em caminhões pesados é clara. Esses veículos estão associados a projetos de médio e longo prazo, que ficam comprometidos num cenário de taxa Selic alta”, afirma.
Segundo ele, com empresários mais cautelosos e o consumo nos grandes centros ainda ativo, o mercado acaba favorecendo os modelos médios, voltados para operações urbanas e de curta distância. “A sociedade continua consumindo, mesmo endividada. Isso fortalece a demanda por entregas de produtos nos grandes centros, exatamente o tipo de operação feita com caminhões médios como o Delivery 11.180.”
No entanto, o professor também faz um alerta. “A tendência é que, mantido o atual nível de endividamento das famílias e das empresas, até mesmo esse segmento intermediário — de caminhões médios — possa começar a sentir os impactos nos próximos meses.”
Ou seja, o domínio atual do Delivery 11.180 pode ser um reflexo pontual de um ambiente econômico específico, e não uma mudança estrutural definitiva no mercado. Ainda assim, o modelo já deixa sua marca ao desafiar um dos pesos-pesados mais consagrados do transporte rodoviário nacional.
Os 10 caminhões mais emplacados no Brasil (jan-mai/2025)
- 1)Volkswagen Delivery 11.180 – 2.459 unidades
- 2)Volvo FH 540 – 2.295 unidades
- 3)Mercedes-Benz Accelo 1017 – 1.860 unidades
- 4)Volvo VM 290 – 1.815 unidades
- 5)DAF XF 530 – 1.607 unidades
- 6)Volvo FH 460 – 1.470 unidades
- 7)Scania R 460 – 1.329 unidades
- 8) Mercedes-Benz Atego 1718 – 1.208 unidades
- 9) Mercedes-Benz Atego 2429 – 1.174 unidades
- 10) Volkswagen 26.260 – 1.113 unidades
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