O Porto Itapoá, localizado no litoral norte de Santa Catarina, alcançou um marco histórico: a movimentação de 10 milhões de TEUs (unidades equivalentes a contêineres de 20 pés) desde o início de suas operações em junho de 2011. O feito consolida o terminal como um dos mais eficientes e estratégicos do país no comércio exterior.
Desde a inauguração, o Porto Itapoá tem registrado um crescimento acelerado. Em 2014, atingiu a marca de 1 milhão de TEUs. Dois anos depois, em 2016, chegou aos 2 milhões, superando os 3 milhões já em 2017.
Cada nova etapa foi viabilizada por investimentos consistentes em infraestrutura, tecnologia e qualificação de pessoal. Em 2023, o terminal registrou outro recorde importante: movimentou mais de 1 milhão de TEUs em um único ano — algo inédito em sua trajetória.
A última década também trouxe transformações importantes no perfil operacional do terminal. Em 2015, as exportações representavam 64% da movimentação, enquanto as importações respondiam por 36%. Em 2025, o cenário se inverteu: as importações agora representam 59%, e as exportações, 41%.
A composição das cargas também mudou. Se em 2015 os principais itens importados eram automóveis, autopeças e eletrônicos, em 2025 os destaques são plásticos, maquinários e aço — segmentos de maior valor agregado. As exportações, por sua vez, passaram de carnes refrigeradas e maquinários para produtos florestais e alimentos e bebidas.
Os principais países de origem das importações seguem praticamente os mesmos: China, Estados Unidos e Alemanha. No caso das exportações, os destinos também demonstram estabilidade com EUA, China e Itália no topo, substituindo a Venezuela entre os três principais mercados desde 2015.
“Contamos com rotas marítimas que conectam o Brasil aos maiores mercados do mundo, oferecendo flexibilidade e confiabilidade logística”, reforça o executivo.
Porto Itapoá lidera no Sul e cresce acima da média nacional
Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Porto Itapoá foi o segundo maior terminal de contêineres do Brasil no primeiro trimestre de 2025, movimentando mais de 202 mil contêineres — atrás apenas do complexo portuário de Santos.
O crescimento foi de 37% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram movimentadas cerca de 146 mil unidades. Esse desempenho supera em mais de três vezes a média nacional de crescimento, que ficou em 10% no período.
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