A VLI registrou um recorde histórico de movimentação de cargas no Corredor Norte, ao atingir 14,55 bilhões de toneladas-quilômetro úteis (TKU) entre maio de 2024 e abril de 2025. O volume, o maior já transportado pela companhia em um intervalo de 12 meses consecutivos, supera o recorde anterior, de 14,47 bilhões de TKU, contabilizado entre janeiro e dezembro de 2023, e reforça a crescente relevância da malha ferroviária que conecta regiões produtoras do agronegócio, mineração e celulose ao porto de São Luís (MA).
O desempenho reforça o papel estratégico do Corredor Norte no escoamento das exportações brasileiras, em especial dos setores de agronegócio, mineração, celulose e combustíveis. A infraestrutura conecta regiões produtoras do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e de estados como Pará, Mato Grosso e Goiás ao Complexo Portuário de São Luís (MA), contribuindo para a competitividade do produto nacional no mercado externo.
“O Corredor Norte vem se consolidando a cada ano como uma das principais vias de escoamento das exportações brasileiras, sobretudo de grãos”, afirma Ederson Almeida, diretor de operações da VLI na região.
A malha ferroviária da companhia na região é composta pela Ferrovia Norte-Sul e pela Estrada de Ferro Carajás — esta última operada por direito de passagem. Nos últimos cinco anos, a VLI investiu cerca de R$ 1,5 bilhão na estrutura do corredor, incluindo a aquisição de 168 vagões e três locomotivas, com o objetivo de ampliar a capacidade de transporte e manter altos padrões de segurança e eficiência.
Recorde nos embarques de soja
Além do recorde anual de movimentação, a VLI estabeleceu uma nova marca para os embarques de soja da safra 2024/2025. Em março, a empresa registrou o maior volume mensal de elevação da commodity em sua história: 1,284 milhão de TKU, por meio do Terminal Portuário de São Luís (TPSL).
Os embarques começaram em fevereiro e refletem a expectativa de safra recorde. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira de soja deve alcançar 166 milhões de toneladas nesta temporada — 12,4% acima da colheita anterior. A VLI deve captar volumes expressivos de estados como Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Bahia e Pará, que serão escoados por meio dos corredores logísticos Leste, Sudeste e Norte.
“A safra da soja é fundamental para o desenvolvimento econômico brasileiro”, destaca Almeida. “A integração entre portos, ferrovias e terminais traz eficiência e confiabilidade aos nossos clientes, permitindo que o grão seja exportadopara diferentes destinos do mundo, como Ásia, Europa e Estados Unidos.”
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