A BYD apresentou uma versão inédita do caminhão elétrico eT18, equipada com cesto aéreo isolado voltado à manutenção de redes de energia elétrica. A novidade representa uma incursão estratégica da montadora chinesa no segmento de concessionárias de energia.
O novo modelo foi desenvolvido em parceria com a empresa Embark e conta com o implemento VST 47, um cesto com isolamento de 46kV e alcance de até 15,8 metros. A estrutura permite intervenções em redes energizadas, sem a necessidade de desligamento do sistema, garantindo segurança operacional e continuidade no fornecimento de energia.
O caminhão utiliza baterias de fosfato ferro-lítio (LFP), oferece torque de 450 Nm (5,89 mkgf) e possui Peso Bruto Total (PBT) de 21 toneladas. O eT18 amplia agora sua aplicação em serviços de alta complexidade técnica, como manutenção de linhas vivas e redes de transmissão. Segundo a montadora, trata-se de uma solução pioneira na eletrificação pesada no país.
Presente há mais de uma década no país, a BYD tem ampliado sua presença industrial e comercial. A companhia opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM), além de ter iniciado em 2024 a construção do Complexo de Camaçari (BA), que será a maior unidade fabril da empresa fora da Ásia.
Apenas no primeiro trimestre de 2024 a BYD foi responsável por 70% das vendas de modelos elétricos e por 25% das vendas de híbridos plug-in no mercado nacional, alcançando a 10ª colocação no ranking geral de automóveis de passeio.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.