Viktória Cargas cresce 58% e mira mercado internacional

Operadora logística investiu em frota própria e infraestrutura para atuar também no segmento de alimentos e fármacos

Valeria Bursztein

Com 26 anos de atuação no mercado logístico brasileiro, a Viktória Cargas alcançou, no último ano, um crescimento de 58% no faturamento, acompanhando o aumento de 43,3% em suas operações e a expansão de 60% no volume de pedidos atendidos.

E os planos dos executivos da empresa são manter o ritmo de crescimento também neste ano, para o qual se projeta um aumento de 25% no faturamento em 2025, além da ampliação do quadro de colaboradores em 34%. Hoje, a empresa conta com 350 colaboradores diretos e 150 indiretos, além de algumas bases, como as de Fortaleza e Porto Alegre.

A Viktoria ganhou força especialmente no modal aéreo entre São Paulo e Manaus (AM) e agora passa a investir em multimodalidade e também em operações internacionais. “Quando assumimos a empresa, notamos que o mercado oferecia inúmeras possibilidades. Fizemos um estudo de caso e entendemos que era o momento de investir nessa expansão”, destaca a CEO da Viktoria Cargas, Selly Sayed.

A nova estratégia, como explica a executiva, é diversificar o escopo de serviços oferecidos. Além do rodoviário, a empresa olha para além-mar e estrutura um departamento interno para atender às demandas de exportação no segmento alimentício.

Outra frente nova de atuação da Viktória é o setor farmacêutico. A empresa investiu em um novo galpão refrigerado de cerca de 3.000 metros quadrados, localizado nas cercanias do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Investiu também na frota própria, que, além dos 30 veículos dedicados às operações rodoviárias, deve receber, em breve, mais 20 unidades refrigeradas para dar suporte à operação com fármacos. Anualmente, a Viktoria Cargas atende mais de 12 mil clientes e transporta mais de 960 mil toneladas de materiais por ano.

Do automotivo à diversificação

O carro-chefe da empresa sempre foi o atendimento à indústria automotiva, especialmente na logística aérea entre Manaus (AM) e São Paulo (SP). Mas hoje a carteira de clientes e o escopo de serviços são mais diversos e envolvem desde eletrônicos até o já mencionado mercado farmacêutico. “É o resultado de um reposicionamento de marca. Sempre fomos fortes no troncal SP-Manaus, atendendo à indústria de quatro rodas – que ainda representa por volta de 70% do nosso faturamento –, mas hoje estamos em todos os estados do país.”

Para o exterior, a Viktória Cargas planeja operar com exportações de alimentos, como café e chocolate. “Assim como começamos a atuar no rodoviário em todo o território nacional a partir de demandas dos nossos clientes, a nossa intenção é operar com eles no internacional, porque essa demanda já existe, principalmente no modal marítimo. O plano é, em até cinco anos, atender o mercado da África e do Oriente Médio, transportando principalmente alimentos.”

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também