A Embraer em parceria com a Associação de Nova Mobilidade da Polônia (PSNM) irá trabalhar para a descarbonização do transporte aéreo, com ênfase no segmento regional, que constitui uma área estratégica para o desenvolvimento da mobilidade de baixo carbono do futuro.
A cooperação da Embraer com a PSNM está alinhada com as metas climáticas globais e europeias, que visam alcançar a neutralidade de carbono no setor até 2050. Isso inclui o desenvolvimento de combustível sustentável de Aviação (SAF), novas arquiteturas de propulsão, incluindo investimentos em tecnologias de voo elétricas e híbridas, a melhoria da eficiência operacional de todo o setor, entre outros.
“Estamos satisfeitos em receber a Embraer entre os membros da PSNM. A companhia tem potencial real para acelerar a transformação do setor de aviação com sua experiência e tecnologias avançadas. A aviação regional pode se tornar pioneira na redução de emissões, por conta da operação em distâncias mais curtas, flexibilidade e abertura à inovação”, diz Aleksander Rajch, membro do conselho de administração da PSNM.
“O setor de aviação atualmente responde por cerca de 2,5% das emissões globais de CO₂, e o número de passageiros deve dobrar até 2045, o que torna os esforços de descarbonização ainda mais urgentes. Em parceria com a Embraer, queremos apoiar a implementação do SAF, desenvolver infraestrutura para sistemas de propulsão alternativos e utilizar os 450 aeroportos regionais na Europa com mais eficiência. Esta é uma ótima oportunidade para que a Polônia se torne uma líder regional em aviação sustentável”, acrescenta Rajch.
A Embraer é uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo e líder na categoria de jatos regionais. A empresa está comprometida com o desenvolvimento de tecnologias de aviação sustentável por meio de inúmeros projetos de P&D, incluindo os da subsidiária Eve Air Mobility, focada em aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).
Tecnologias e soluções combinadas
Segundo estudos da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) o setor de aviação pode reduzir as emissões de CO₂ até 2050 combinando SAF, novas tecnologias de propulsão, melhorias na eficiência operacional e mecanismos de compensação. O SAF tem potencial de responder por até 65% das reduções, as novas tecnologias de propulsão por 13%, enquanto as melhorias em eficiência e os mecanismos de compensação poderiam contribuir com cerca de 22%. Outra variável importante será a integração da aviação com o novo ecossistema de mobilidade – incluindo transporte rodoviário com emissão zero e soluções digitais de planejamento de viagens.
A associação da Embraer à PSNM abre novas oportunidades de cooperação com instituições polonesas, empresas de tecnologia e operadoras de aeroportos regionais. O objetivo é desenvolver soluções em conjunto, que apoiem o crescimento de rotas aéreas sustentáveis na Polônia e na Europa Central e Oriental.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.