O Porto de São Francisco do Sul, principal terminal portuário de Santa Catarina, registrou em abril um aumento de 6% na movimentação de cargas em comparação com o mesmo mês de 2024. O avanço foi puxado principalmente pelas exportações de grãos, com destaque para soja e milho, que somaram 610 mil toneladas no período.
No total, foram movimentadas 1,48 milhão de toneladas de cargas no mês, frente a 1,39 milhão no ano passado. O desempenho confirma o papel estratégico do terminal no escoamento da safra agrícola da região Sul, mesmo diante de um cenário de oscilações nos mercados internacionais.
As exportações seguem como principal fluxo no acumulado de 2025: de janeiro a abril, o terminal movimentou 5,7 milhões de toneladas, sendo 3,1 milhões (54%) destinadas ao mercado externo. As importações somaram 2,6 milhões de toneladas (46%), com forte presença de produtos siderúrgicos (413 mil toneladas) e fertilizantes (347 mil toneladas).
Para o presidente do porto, Cleverton Vieira, a característica multipropósito do terminal contribui para a resiliência do desempenho logístico. “Essa diversidade garante que mesmo em períodos de oscilação em algum segmento, o porto continue crescendo. Investimos continuamente em infraestrutura para oferecer agilidade e eficiência aos usuários”, diz.
Terminal estratégico para o agronegócio
Responsável por 80% da soja exportada por Santa Catarina, o Porto de São Francisco do Sul vem consolidando sua posição como um dos principais canais de escoamento de grãos do país. Em 2024, atingiu um recorde histórico com 17 milhões de toneladas movimentadas, superando o volume de 2023 (16,8 milhões de toneladas).
Além de figurar entre os dez maiores portos públicos do Brasil em movimentação de carga geral, é o principal ponto de entrada de aço no país, responsável por 42% do total importado, o que reforça seu perfil diversificado e sua importância para a cadeia produtiva nacional — tanto agrícola quanto industrial.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.