Ford Pro mantém forte crescimento de vendas mesmo com custo elevado do crédito

Entre janeiro e abril, 3 mil unidades foram emplacadas, divididas igualmente entre picapes Ranger e vans Transit; segundo executivo da Ford Pro, a demanda é impulsionada por uma estratégia que integra serviços móveis, conectividade gratuita e modelo de assinatura

Aline Feltrin

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da Ford, anunciou um crescimento robusto de 50% nas vendas no Brasil durante o primeiro quadrimestre de 2025. Entre janeiro e abril, foram emplacadas aproximadamente 3 mil unidades, divididas igualmente entre picapes Ranger e vans Transit. Esse volume já corresponde a quase metade do total vendido em todo o ano de 2024, quando a Ford Pro comercializou 7.200 veículos.

O bom resultado no país impulsionou o aumento da relevância dos comerciais dentro das operações da marca. Segundo Guillermo Lastra, diretor da divisão de veículos comerciais da Ford América do Sul, a Ford Pro já representa 20% de todas as vendas da Ford no Brasil e 22% na América do Sul. “O segmento de veículos comerciais vem se consolidando como um dos pilares estratégicos da operação da Ford na região”, afirma o executivo.

O portfólio da Ford Pro é composto pelas picapes Ranger e pelas vans Transit, com versões e configurações voltadas para uma ampla gama de aplicações comerciais. A linha Transit, que teve sua versão 2026 lançada em fevereiro, passou a contar com arquitetura eletrônica aprimorada, equipamentos de segurança de série expandidos e dois anos de garantia sem limite de quilometragem.

Guillermo Lastra afirmou ao portal Transporte Moderno que, mesmo em um cenário econômico desafiador, marcado por altas taxas de juros e restrições ao crédito, a empresa tem se beneficiado de uma estratégia focada em um ecossistema completo de produtos e serviços para o cliente comercial. “A demanda por picapes e veículos comerciais leves permanece estável por causa de uma estratégia que integra serviços móveis, conectividade gratuita e o modelo de assinatura.”

Assinatura para pequenos empreendedores

Lançado no final de 2023 e consolidado ao longo de 2024, o serviço de assinatura, por exemplo, representa cerca de 10% do total de vendas da Ford Pro. Ao final de 2024, a empresa contabilizava cerca de 500 contratos ativos, número que deve se manter em 2025.

Uma das inovações recentes é a possibilidade de assinar veículos modificados, como furgões refrigerados e com baú. Atualmente, mais de 20 unidades estão em operação por meio desse modelo, direcionado especialmente para pequenos e médios empreendedores, muitos deles atuando no segmento de entregas para e-commerce. “Com o lançamento do chassi, começamos a atender a demanda por veículos transformados via assinatura. O cliente busca uma solução completa, prática e sem burocracia”, destacou Lastra.

Além do setor privado, prefeituras e governos estaduais, como o da Bahia, adotaram o modelo de assinatura para aplicações em saúde e segurança pública — uma tendência que, segundo o executivo, deve crescer nos próximos meses.

Vale ressaltar que as modificações realizadas pela Ford Pro já correspondem entre 40% e 50% do volume total de veículos comerciais vendidos no país.

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