Missão internacional da ATP leva comitiva brasileira a portos do Reino Unido

O Reino Unido possui mais de 120 portos ativos, dos quais 70% da movimentação é feita por terminais privados

Redação

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) realiza, de 19 a 23 de maio, sua Missão Internacional ao Reino Unido. A iniciativa reúne 45 representantes de empresas associadas e instituições brasileiras para conhecer modelos de eficiência, automação e sustentabilidade dos portos britânicos.

Com apoio do governo britânico no Brasil, a agenda inclui encontros com autoridades e visitas aos portos de London Gateway (DPWorld), Tilbury (Forth Ports) e Southampton, principal porto de cruzeiros da Europa e hub logístico. Também está prevista uma visita à Organização Marítima Internacional (IMO), da ONU, e à Representação Permanente do Brasil junto à entidade.

Referência mundial, o Reino Unido possui mais de 120 portos ativos, dos quais 70% da movimentação é feita por terminais privados. Os principais portos operam com alto nível de automação e são geridos por multinacionais. Juntos, movimentam mais de 445 milhões de toneladas por ano.

“Apesar dos desafios impostos pelo Brexit, os portos britânicos continuam como exemplo de transformação via capital privado, com foco em eficiência e sustentabilidade”, afirma Murillo Barbosa, presidente da ATP.

A comitiva inclui representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, Antaq, Conportos, CNT, PPI, TCU, SPU, FGV, Brasil Export e TRT. Os custos são arcados pelos participantes.

A ATP congrega 70 terminais privados responsáveis por 60% da carga portuária brasileira. Em 2023, a missão foi realizada na Bélgica, com visitas aos portos de Antuérpia, Ghent e Zeebrugge.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística

Veja também