O Brasil alcançou em 2024 a sétima posição na produção mundial de caminhões, segundo dados da Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores (OICA) analisados por Transporte Moderno. As fabricantes instaladas no país produziram 141.252 unidades, alta de 41% em relação ao volume de 2023 (100.535 unidades).
O avanço ocorre em um cenário internacional de leve retração: a produção mundial de caminhões pesados somou 3,64 milhões de unidades em 2024, uma queda de 2% frente ao ano anterior. Mesmo com o ambiente global adverso, o Brasil superou mercados tradicionais da Europa e da Ásia, consolidando-se como o sétimo maior produtor de caminhões pesados do mundo — atrás apenas de China, Índia, Japão, Estados Unidos, México e Rússia (veja ranking abaixo).
Em comparação com o período pré-pandemia, o desempenho brasileiro também se destaca: o volume de 2024 representa um crescimento de 25% frente a 2019. Ainda que abaixo dos níveis registrados em 2021 e 2022 — quando a produção superou a marca de 158 mil unidades.
A OICA também destaca que o Brasil foi responsável por 100% da produção registrada oficialmente na América do Sul em 2024. Países como Argentina e Colômbia não tiveram dados publicados ou os mantiveram sob sigilo. No continente americano, o Brasil aparece como o terceiro maior produtor, atrás de Estados Unidos (325.160 unidades) e México (205.746 unidades).
Ranking mundial de produção de caminhões pesados – 2024
- 1º lugar – China: 1.655.941 unidades
- 2º lugar – Índia: 379.245 unidades
- 3º lugar – Japão: 346.395 unidades
- 4º lugar – Estados Unidos: 325.160 unidades
- 5º lugar – México: 205.746 unidades
- 6º lugar – Rússia: 171.154 unidades
- 7º lugar – Brasil: 141.252 unidades
- 8º lugar – Turquia: 64.181 unidades
- 9º lugar – Tailândia: 62.695 unidades
- 10º lugar – Indonésia: 59.735 unidades
Fonte: OICA