Em apenas 21 dias, mais de 25 mil toneladas de flores foram transportadas da Colômbia e do Equador rumo a destinos internacionais. Por trás dessa verdadeira operação logística de fragrâncias e cores, está a Latam Cargo, que encerrou mais uma temporada do Dia das Mães com mais de 430 voos cargueiros decolando a partir de Bogotá, Medellín e Quito com destino principalmente aos Estados Unidos e à Europa. Só da Colômbia, partiram 231 voos; do Equador, mais de 200. O objetivo era garantir que milhões de flores chegassem frescas e perfeitas às floriculturas e supermercados da América do Norte — e, claro, às mãos das mães homenageadas.
A logística é digna de uma operação militar: as afiliadas de carga do grupo LATAM aumentaram em 48% a frequência de voos na temporada, ampliando sua oferta para dar conta da explosão de demanda. Do total transportado, cerca de 13 mil toneladas saíram da Colômbia e 12 mil toneladas do Equador, dois dos maiores exportadores de flores do mundo.
Mais de 430 voos cargueiros
Foram mais de 430 voos cargueiros decolando a partir de Bogotá, Medellín e Quito com destino principalmente aos Estados Unidos e à Europa. Só da Colômbia, partiram 231 voos; do Equador, mais de 200. Tudo para garantir que milhões de flores chegassem frescas e perfeitas às floriculturas e supermercados da América do Norte — e, claro, às mãos das mães homenageadas.
“O número impressiona ainda mais quando se lembra que estamos falando de um produto perecível e sensível, que precisa de transporte com temperatura controlada e manipulação especializada. É aí que entra a experiência da Latam Cargo, que opera com a maior frota cargueira da América Latina e uma estrutura projetada para lidar com cargas frágeis como flores”, explica Claudio Torres Faini, diretor comercial América do Sul no Latam Cargo Group.
A temporada de Dia das Mães é, ao lado do Dia dos Namorados e do Dia de Todos os Santos, uma das mais importantes para o setor floricultor. E enquanto muitos pensam apenas no buquê que recebem, há tecnologia, logística e estratégia por trás de cada rosa entregue.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística