A logística por trás das flores: como a Latam garante a entrega dos buquês do Dia das Mães

As afiliadas de carga do grupo LATAM aumentaram em 48% a frequência de voos na temporada, ampliando sua oferta para dar conta da explosão de demanda

Redação

Em apenas 21 dias, mais de 25 mil toneladas de flores foram transportadas da Colômbia e do Equador rumo a destinos internacionais. Por trás dessa verdadeira operação logística de fragrâncias e cores, está a Latam Cargo, que encerrou mais uma temporada do Dia das Mães com mais de 430 voos cargueiros decolando a partir de Bogotá, Medellín e Quito com destino principalmente aos Estados Unidos e à Europa. Só da Colômbia, partiram 231 voos; do Equador, mais de 200. O objetivo era garantir que milhões de flores chegassem frescas e perfeitas às floriculturas e supermercados da América do Norte — e, claro, às mãos das mães homenageadas.

A logística é digna de uma operação militar: as afiliadas de carga do grupo LATAM aumentaram em 48% a frequência de voos na temporada, ampliando sua oferta para dar conta da explosão de demanda. Do total transportado, cerca de 13 mil toneladas saíram da Colômbia e 12 mil toneladas do Equador, dois dos maiores exportadores de flores do mundo.

Mais de 430 voos cargueiros

Foram mais de 430 voos cargueiros decolando a partir de Bogotá, Medellín e Quito com destino principalmente aos Estados Unidos e à Europa. Só da Colômbia, partiram 231 voos; do Equador, mais de 200. Tudo para garantir que milhões de flores chegassem frescas e perfeitas às floriculturas e supermercados da América do Norte — e, claro, às mãos das mães homenageadas.

“O número impressiona ainda mais quando se lembra que estamos falando de um produto perecível e sensível, que precisa de transporte com temperatura controlada e manipulação especializada. É aí que entra a experiência da Latam Cargo, que opera com a maior frota cargueira da América Latina e uma estrutura projetada para lidar com cargas frágeis como flores”, explica Claudio Torres Faini, diretor comercial América do Sul no Latam Cargo Group.

A temporada de Dia das Mães é, ao lado do Dia dos Namorados e do Dia de Todos os Santos, uma das mais importantes para o setor floricultor. E enquanto muitos pensam apenas no buquê que recebem, há tecnologia, logística e estratégia por trás de cada rosa entregue.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística

Veja também