A DAF Caminhões confirmou que investirá R$ 950 milhões até 2029 na ampliação de sua fábrica em Ponta Grossa (PR). Há também a previsão de lançamento de um novo modelo de caminhão, segundo sites de notícias do Paraná. O anúncio foi feito no dia 30 de abril, durante encontro da diretoria da montadora com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, no Palácio Iguaçu. Procurada por Transporte Moderno, a empresa informou que não comentará sobre detalhes do projeto neste momento.
A fábrica, inaugurada em 2013 e primeira da DAF fora da Europa, é a maior unidade fabril do grupo no mundo, com 2,3 milhões de metros quadrados. A planta opera atualmente com 1.050 funcionários em dois turnos, com capacidade para produzir até 50 caminhões por dia. No ano passado, a unidade atingiu a marca acumulada de 40 mil veículos fabricados.
Luís Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões, havia adiantado para a Transporte Moderno no início deste ano que a possibilidade de ampliar esse volume dependerá da demanda de mercado. “Não temos uma estimativa definida. O aumento pode vir por meio de mais equipamentos, contratação de mão de obra ou utilização total do segundo turno”, disse à época. A ampliação faz parte de um plano industrial que contempla não apenas o aumento da capacidade produtiva, mas também melhorias estruturais.
A nova fase da fábrica paranaense também incluirá a adoção de tecnologias similares às utilizadas na planta da DAF na Bélgica. Além de abastecer o mercado brasileiro, a unidade de Ponta Grossa exporta veículos para vários países da América do Sul, como Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Suriname — e deve começar a atender também o mercado argentino em breve.
A estratégia de crescimento da DAF também passa pelo fortalecimento de sua rede de concessionárias. Hoje, são 70 pontos distribuídos por 16 grupos econômicos. A expectativa é chegar ao final de 2026 com uma cobertura ainda mais ampla.
Para 2025, estão previstas pelo menos 10 novas unidades. A primeira etapa desse plano começa ainda nesta semana, com inaugurações em Araraquara e Araçatuba (SP), e em Três Lagoas (MS). Em Rondonópolis (MT), a empresa realocou sua concessionária para um espaço maior.
Histórico de investimentos
O novo aporte se soma a outros investimentos realizados nos últimos anos. Em 2018, a montadora destinou R$ 60 milhões à implantação de uma linha de montagem de motores. Já em 2021, iniciou outra etapa de expansão com apoio do programa Paraná Competitivo, promovido pelo governo estadual.
O complexo industrial também abriga um centro de distribuição de peças com 15 mil metros quadrados, reforçando o papel estratégico da operação brasileira da DAF, subsidiária do grupo norte-americano Paccar, no cenário sul-americano.
Segundo o governo do Paraná, a nova fase de expansão inclui a adoção de tecnologias similares às utilizadas na fábrica da DAF na Bélgica. Além de atender o mercado brasileiro, os caminhões produzidos em Ponta Grossa são exportados para países da América do Sul, como Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Suriname — e há previsão de entrada no mercado argentino.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.