Venda de caminhões usados cresce 26,6% em abril

Embora o setor de usados conviva com variações nos índices de financiamento, a Fenauto minimiza o impacto das oscilações na taxa básica de juros sobre o comportamento dos compradores

Em setembro, as vendas de caminhões usados recuaram 7,6% sobre agosto, segundo dados da Fenauto, federação que reúne as associações de lojistas independentes.

Aline Feltrin

O mercado de caminhões usados registrou forte crescimento em abril de 2025, com um total de 37.391 unidades vendidas, alta de 26,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Em relação a março deste ano, o avanço foi de 9,8%.

O desempenho positivo acompanha a tendência de alta observada em todo o setor de veículos usados, que cresceu 13,1% no comparativo anual. No acumulado de 2025, as vendas de caminhões usados somaram 124.787 unidades, 17,8% a mais do que nos quatro primeiros meses de 2024.

Para o presidente da Fenauto, Enilson Sales, o resultado reflete um efeito em cadeia provocado pelo aquecimento no mercado de veículos novos, especialmente durante a realização da Agrishow, principal feira do agronegócio brasileiro, realizada no final de abril em Ribeirão Preto (SP). “A feira movimenta intensamente o mercado de veículos zero quilômetro. E quando esse mercado é movimentado, o de usados segue no mesmo ritmo. Se alguma empresa troca seus veículos usados por novos, a cadeia de negócios do setor se beneficia disso”, explica Sales.

Impacto da taxa de juros

Embora o setor de usados conviva com variações nos índices de financiamento, Sales minimiza o impacto das oscilações na taxa básica de juros sobre o comportamento dos compradores. “Com relação à questão dos juros, percebo claramente que as pequenas oscilações para cima ou para baixo têm baixíssimo impacto no setor de usados, porque o mesmo trabalha com uma mecânica diferente. Quem opta pela compra de um veículo usado tem por hábito colocar em primeira perspectiva o quanto ele pode pagar na parcela de financiamento desse veículo”, afirma.

Segundo ele, o fator decisivo na aquisição de um caminhão usado continua sendo a necessidade prática e a capacidade de pagamento do comprador. “O que rege o comportamento do mercado é a lei da oferta e procura e a necessidade do comprador e não a taxa de juros”, conclui.

A tendência para os próximos meses, segundo o presidente da Fenauto, é de manutenção do ritmo positivo, impulsionado pela retomada econômica em algumas regiões, pela renovação de frotas e pela maior estabilidade do crédito para empresas de transporte e autônomos.

Os 10 caminhões usados mais vendidos em abril

  1. Volvo FH – 2.603 unidades
  2. Ford Cargo – 2.495
  3. Mercedes-Benz 1620 – 1.529
  4. Mercedes-Benz Atego – 1.463
  5. Mercedes-Benz 1113 – 1.441
  6. Volkswagen 24.250 – 1.274
  7. Mercedes-Benz Axor – 1.250
  8. Volkswagen 8.150 – 1.089
  9. Scania R124 – 979
  10. Mercedes-Benz L 1620 – 951

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