A Mercedes-Benz Vans atingiu um marco emblemático em sua trajetória global: a produção da unidade de número cinco milhões da linha Sprinter, que neste ano completa três décadas de mercado. O veículo histórico, uma eSprinter totalmente elétrica, foi produzido na fábrica da marca em Charleston, nos Estados Unidos, e entregue à FedEx, uma das parceiras de longa data da montadora alemã.
A entrega da unidade de número cinco milhões acontece em um momento estratégico para a Mercedes-Benz Vans, que vem intensificando sua transição para modelos elétricos. A planta de Charleston, onde o modelo foi fabricado, recebeu um investimento de US$ 50 milhões no ano passado que está sendo destinado para a produção da nova geração da eSprinter.
Centro de inovação e sustentabilidade
Inaugurada em 2006, a fábrica da Mercedes-Benz Vans em Charleston é a única unidade da marca para a produção de vans na América do Norte. Desde sua expansão em 2018, a planta passou a operar com montagem completa (CKD) da terceira geração da Sprinter, acompanhando a crescente demanda regional. Atualmente, a unidade conta com mais de 1.600 colaboradores.
A fábrica possui sistemas avançados de transporte automatizado e ferramentas digitais de capacitação da força de trabalho, e desempenha papel central na estratégia de eletrificação da divisão vans da Mercedes-Benz, que visa ampliar a presença de modelos elétricos no portfólio global da marca.
Sprinter no Brasil
A Sprinter chegou no Brasil em 1997, onde já acumula mais de 200 mil unidades comercializadas. Atualmente, a linha local inclui versões a combustão e elétricas, com destaque para a recém-lançada eSprinter, que chegou ao país no fim de 2024. A eSprinter nacional está disponível nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com peso bruto total (PBT) de 3,5 e 4,25 toneladas.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.