Apesar da recuperação em segmentos como automóveis e motocicletas, o mercado de caminhões ainda reflete os desafios enfrentados pelos transportadores. Segundo balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 8.610 caminhões foram emplacados em abril de 2025, uma queda de 6,5% em relação a março, quando foram licenciadas 9.210 unidades. Em comparação com abril de 2024, quando o mercado registrou 9.026 unidades, a retração foi de 4,6%.
No acumulado do ano, o segmento soma 33.928 caminhões emplacados, frente a 32.559 unidades no primeiro quadrimestre de 2024, o que representa um crescimento de 4,2%. A Fenabrave mantém a projeção de alta de 4,5% nas vendas de caminhões em 2025, impulsionada por uma possível melhora no ambiente de crédito e no ritmo da economia no segundo semestre.
“Há demanda, mas os transportadores estão cautelosos e aguardam condições melhores de financiamento”, destacou Arcelio Junior, presidente da Fenabrave. A entidade aponta ainda que a instabilidade no preço do diesel e as taxas de juros elevadas seguem como principais entraves ao avanço mais consistente das vendas.
Implementos rodoviários
O setor de implementos rodoviários também teve desempenho negativo em abril, com 5.759 unidades emplacadas, uma retração de 5,5% em relação a março (6.091 unidades) e queda de 4,7% ante abril de 2024, quando foram comercializadas 6.043 unidades. No entanto, no acumulado do primeiro quadrimestre, os números são positivos: 23.357 unidades em 2025, contra 21.964 em igual período de 2024, o que representa alta de 6,3%.
“Os transportadores estão priorizando a troca dos veículos, postergando a renovação dos implementos, o que não é comum historicamente”, observou o presidente da Fenabrave. A expectativa é que, com a intensificação do escoamento da safra e eventual redução dos juros, o mercado retome fôlego nos próximos meses. “Mantemos a projeção anual, esperando recuperação gradual no segundo semestre”, concluiu.
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