A Embraer fechou o primeiro trimestre de 2025 com US$ 26,4 bilhões de pedidos em sua carteira, valor que superou em 25% o recorde histórico estabelecido no primeiro trimestre de 2024, que foi de US$ 21,1 bilhões. Se mantendo estável em relação ao US$ 26,3 bilhões registrado no quarto trimestre do ano passado.
A empresa entregou 30 aeronaves no primeiro trimestre de 2025. O resultado ficou 20% acima do registrado no mesmo trimestre do ano passado, quando 25 aviões foram entregues. As entregas do primeiro trimestre deste ano correspondem a 13% do ponto médio (231 aeronaves) da estimativa da companhia para 2025 (entre 222 e 240 jatos), considerando a aviação comercial mais aviação executiva. Portanto, acima da média dos últimos cinco anos, de 11% para o período.
Aviação comercial
Na aviação comercial, a carteira de pedidos totalizou US$ 10,0 bilhões no acumulado de janeiro a março deste ano, 10% abaixo dos US$ 11,1 bilhões alcançados no primeiro trimestre de 2024 e 2% inferior ao último trimestre do ano passado, quando atingiu US$ 10,2 bilhões.
Dos 1.277 pedidos firmes do primeiro trimestre deste ano – 943 E175, 282 E195 E2 e 52 E190-E2 – 941 foram entregues e 336 estão na lista para serem entregues. A companhia explica que o pedido de 15 aeronaves E 190-E2 da Ana Holdings Inc., com opções para cinco jatos adicionais, provavelmente será incluída na carteira de pedidos do segundo semestre de 2025, quando o contrato for assinado.
Esta unidade de negócios entregou sete aeronaves no primeiro trimestre de 2025 – o mesmo número do primeiro trimestre de 2024 –, atingindo 9% do ponto médio (81 aeronaves) da projeção da empresa para o ano, que varia de 77 a 85 neste segmento.
“O desempenho da divisão ficou ligeiramente abaixo da média de 12% de primeiros trimestres nos últimos cinco anos devido aos desafios contínuos da cadeia de suprimentos”, esclarece a empresa.
A Embraer destaca que no primeiro trimestre deste ano não foi possível entregar duas aeronaves adicionais devido a problemas comerciais. Foram entregues o modelo E175, sendo dois para a American Airlines, um para Republic Airlines e um para a Horizon Air. Do modelo E195-E2 foram um para a Porter, um para a Aercap e um para a Azorra. “Esperamos que nossos esforços de nivelamento de produção gerem resultados mais tangíveis no segundo trimestre de, no 2º semestre do ano e no início de 2026”, diz a companhia.
Aviação executiva
Na aviação executiva,a carteira de pedidos atingiu novo recorde no primeiro trimestre de 2025, de US$ 7,6 bilhões, 66% superior aos US$ 4,6 bilhões registrados no primeiro trimestre de 2024, e 3% acima do recorde anterior, estabelecido no quarto trimestre de 2024, que foi de US$ 7,4 bilhões.
A unidade de negócios entregou 23 jatos no primeiro trimestre deste ano: 14 aeronaves na categoria leve e nove na categoria média. O número de entregas foi 28% superior aos 18 jatos do primeiro trimestre de 2024 e representa 15% do ponto médio (150 aeronaves) da projeção anual (entre 145 e 155 para este segmento). O percentual está acima da média dos últimos cinco anos, de 11% para o primeiro trimestre.
A Embraer destaca que em fevereiro, as aeronaves da série Phenom 300 foram novamente reconhecidas como os jatos leves mais vendidos e entregues do mundo pelo 13º ano consecutivo, de acordo com a General Aviation Manufacturers Association (Gama). Os dados da instituição também confirmaram o modelo como o bimotor a jato mais entregue pelo 5º ano seguido.
Defesa & segurança
Na área de defesa & segurança, a carteira de pedidos ficou em US$ 4,2 bilhões no primeiro trimestre de 2025, valor 73% superior ao primeiro trimestre de 2024, que atingiu US$ 2,4 bilhões, e igual ao quarto trimestre do ano passado. São 42 pedidos do KC-390 Millennium e 22 do A-29 Super Tucano.
A Embraer informa que a Força Aérea Uruguaia (FAU) e o Ministério da Defesa Nacional (MDN) do Uruguai converteram opções de compra de cinco aeronaves A-29 Super Tucano em pedidos firmes durante o período. A conversão faz parte de um compromisso assinado em agosto de 2024, quando a FAU anunciou pedido firme para uma aeronave, além das opções que agora foram convertidas. O acordo também inclui equipamentos de missão, serviços de logística integrada e um simulador de voo. A companhia ressalta que as seleções de quatro KC-390 Millennium pela Suécia, de três pela Eslováquia, de 12 A-29 Super Tucano por Portugal e quatro pelo Panamá não constam na carteira de pedidos, uma vez que os contratos ainda não estão efetivos.
Serviços & suporte
Na área de serviços & suporte, a carteira de pedidos atingiu US$ 4,6 bilhões no primeiro trimestre de 2025, montante 49% superior ao mesmo período de 2024, quando o valor foi de US$ 3,1 bilhões, permanecendo estável em relação ao quarto trimestre do ano passado. A Airlink, companhia aérea premium da África do Sul, foi o destaque do período devido a um acordo para suporte no gerenciamento de peças de reposição, com cobertura para todas as 68 aeronaves da Embraer que integram a frota da empresa. O acordo tornará a Airlink a primeira cliente africana do ECIP – Embraer Collaborative Inventory Planning (Programa de Planejamento Colaborativo de Estoques da Embraer), otimizando níveis de estoque e reduzindo custos operacionais da companhia.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.