Wega investe na América Latina e estuda produção no mercado brasileiro

Abastecida pela produção do grupo controlador argentino, a companhia em território nacional avalia fabricar filtros por aqui, enquanto instala unidades no México e Panamá

João Mathias, especial para a Transporte Moderno,

A América Latina está no alvo da expansão internacional da Wega Motors, fabricante de filtros automotivos que avalia a região com grande potencial de vendas para o mercado de reposição de autopeças e onde planeja se consolidar como marca líder. No momento, México e Panamá são os dois países que estão recebendo os principais aportes da companhia na implantação de unidades que devem entrar em operação no segundo semestre de 2025. A fábrica mexicana já está pronta e a panamenha será base para atender alguns países da América do Sul, de acordo com o CEO Cristian Neto.

Para o Brasil, porém, o executivo diz que se vislumbra a possibilidade de iniciar a produção de filtros. Por ora, contudo, a Wega está somente em uma fase inicial de estudo de viabilidade. Pertencente ao grupo argentino R. Neto S.A., a companhia aqui conta com um centro de distribuição e assistência técnica é abastecida por três unidades industriais da Argentina. Agilidade na comercialização com oficinas, varejistas e distribuidores, e redução de custos seriam algumas das vantagens em contar com uma instalação fabril no crescente mercado de reposição brasileiro.

Por enquanto a Wega, que possui um portfólio que contempla mais de 3,5 mil componentes automotivos, anunciou sua nova sede administrativa em São Paulo para juntar em um só lugar os departamentos de administração. A estratégia, segundo a empresa, privilegia a eficiência operacional com otimização dos processos e integração de equipes, além de conseguir mais proximidade com os clientes e parceiros.

Crescimento acelerado

Comercializadora de filtros de óleo, ar e combustível, peças e acessórios para veículos nacionais e importados nas categorias leves, pesados, comerciais, motos, tratores, entre outros, a Wega afirma que a nova estrutura está alinhada ao crescimento que vem registrando no segmento de reparação nacional. No ano passado, a empresa somou faturamento de R$ 700 milhões, 14% superior ao total obtido em 2023, e projeta aumentar 18% neste ano, quando prevê um incremento de 10% nas vendas de filtros – em 2024, atingiu um comércio de 4 milhões do produto por mês.

De janeiro a dezembro de 2024, a Wega contabilizou um recorde histórico de lançamentos no país, que passaram de 380 em números. Na Automec 2025 – 16ª Feira Internacional de Equipamentos, Serviços e Autopeças, que começou dia 22 e termina dia 26 de abril no São Paulo Expo, na capital do estado, foi a vez de a empresa apresentar outros novos produtos.

Um deles são os kits de filtros que contém filtros de óleo do motor, filtros de combustível e filtros separadores de combustível para a linha pesada. Somam 15 kits que atendem a mais de 200 aplicações das principais montadoras como Scania, Mercedes Benz, Volvo, Volkswagen e MAN. Outro destaque para veículos pesados é a nova linha de filtros desumidificadores coalescentes dourados, desenvolvidos para entrega de maior eficiência e segurança aos sistemas de freio a ar, oferecendo proteção máxima contra óleo, água e aerossóis.

Para veículos leves e VUCs, a novidade é o kit de filtros de troca completa, que integram os quatro principais filtros – ar, óleo, combustível e cabine – em uma única solução, otimizando a manutenção e garantindo a vida útil do motor. Segundo a Wega, os kits de filtros simplificam a aplicação ao reunir componentes compatíveis em um único pacote, reduzindo erros na instalação, facilitando a logística de estoques e agilizando o trabalho em oficinas. “Os novos produtos são um pedido dos mecânicos”, informou o CEO Cristian Neto em coletiva para a imprensa na Automec.

A Wega, que atende os segmentos B2B e B2C no segmento de aftermarket, possui 54 promotores de vendas espalhados pelo território nacional que conseguem captar as necessidades dos aplicadores, segundo Neto. Devido à mesma preocupação para responder de acordo com a demanda do aftermarket, que representa 90% dos negócios no país, e de cerca de 10 montadoras, a empresa destinou R$ 22 milhões para construir um centro de atendimento ao cliente e treinamento para reparadores junto ao seu armazém em Itajaí (SC). A Wega ainda utilizou mais R$ 15 milhões para investir em um Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento também na cidade catarinense.

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