Porto de Santos reforça papel estratégico no agro com participação na Agrishow 2025

Autoridade Portuária apresenta sinergia com o setor e destaca números recordes de movimentação de granéis

Redação

O Porto de Santos abriu oficialmente, nesta segunda-feira (28), sua participação na Agrishow 2025, uma das maiores feiras internacionais do agronegócio, realizada em Ribeirão Preto (SP). A presença do complexo portuário, representado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), reforça a importância estratégica do porto para o escoamento da produção agrícola brasileira e sua crescente integração com o setor.

Com mais de 800 expositores e um público estimado em 190 mil visitantes, a Agrishow se consolida como plataforma de negócios e inovação para o agronegócio, setor que responde por mais da metade da movimentação de cargas do Porto de Santos.

Principal via de exportação da produção agrícola brasileira, o Porto de Santos é líder global nas exportações de açúcar e carnes. Também responde por 96% do algodão exportado pelo Brasil, 90% do suco de laranja, 38% do milho e 31% da soja, além de figurar como o segundo maior porto do país na importação de trigo e fertilizantes.

Em 2024, somente os granéis sólidos do setor agro movimentaram mais de 90 milhões de toneladas, evidenciando a relevância do complexo para a balança comercial brasileira. O desempenho reforça a posição do porto como maior equipamento logístico do hemisfério sul.

Expansão e modernização

O crescimento da demanda impõe novos desafios à logística portuária. A APS vem respondendo com investimentos em infraestrutura e digitalização, mirando ganhos de eficiência e sustentabilidade. O estande da autoridade portuária na Agrishow 2025 apresenta ao público detalhes sobre os processos de escoamento, projetos de modernização e perspectivas futuras.

Além de Pomini, também estão presentes os diretores Beto Mendes (Operações) e Júlio Cézar de Oliveira (Administração e Finanças), que recebem autoridades, empresários e parceiros do setor ao longo do evento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também