A Agrishow 2025, principal feira de tecnologia agrícola da América Latina, que acontece de 28 de abril a 2 de maio em Ribeirão Preto (SP), chega em um momento de expectativas ambíguas para o setor de transporte de cargas. Enquanto a projeção de uma safra recorde de grãos em 2025, estimada em mais de 330 milhões de toneladas, anima as montadoras, o alto custo do crédito segue como freio relevante para a renovação e expansão de frotas.
Entre as fabricantes presentes na feira, a expectativa é de que o agronegócio continue sustentando parte importante da demanda por veículos pesados. A aposta das marcas está na apresentação de soluções customizadas para o campo, com foco em eficiência, robustez e sustentabilidade.
A Volvo Caminhões chega à Agrishow com uma das maiores e mais variadas ofertas entre as montadoras. A empresa apresenta desde caminhões pesados e semipesados até motores industriais e equipamentos de construção. “Somos a única marca do segmento de veículos comerciais a oferecer essa diversidade de produtos de forma integrada, o que alavanca a produtividade do agronegócio”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.
O executivo reconhece, no entanto, os desafios do mercado: “No segmento de pesados houve queda de 7% nos emplacamentos do primeiro trimestre, comparando com o ano anterior. Essa retração é resultado do ambiente econômico com altas taxas de juros, freando as cotações e vendas. Nossas projeções para 2025 são de queda de até 10% no mercado de caminhões acima das 16 toneladas, faixa em que atuamos. No entanto, com a expectativa de uma nova safra recorde, os negócios relacionados ao Agro podem ter desempenho superior ao de outros segmentos do mercado”, pondera.
Entre os destaques do estande está o FH 6×4 XC, modelo voltado para rotas mistas que une pavimento urbano e rural. O caminhão conta com tecnologia B100 Flex, que permite o uso de Biodiesel puro, com redução de até 90% nas emissões de CO2. Outro lançamento é o Volvo FMX Autônomo, desenvolvido para o setor sucroalcooleiro, que percorre as linhas de plantio com precisão de até 3 cm, reduzindo perdas na lavoura.
A Volvo também reforça seus serviços conectados, com foco em gestão de frota, manutenção inteligente e treinamento de motoristas.
Otimismo com gás, mas cautela com crédito
Já a Scania adota uma postura mais cautelosa. A empresa prevê uma queda entre 5% e 10% nas vendas durante a Agrishow 2025 em relação à edição anterior. “Mesmo com o agro muito pujante, a taxa de juros ainda elevada inibe investimentos em renovação e ampliação de frota”, explica Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil. Atualmente, a taxa Selic está em 14,25% ao ano, o que tem encarecido o financiamento de caminhões.
Apesar do cenário desafiador, a empresa aposta no lançamento do GH 460 6×4 a gás com mochilão, primeiro modelo da Scania com essa configuração para combustíveis gasosos. Com autonomia de até 650 km e motor dedicado ao Ciclo Otto, o caminhão mira operações de alta potência com menor impacto ambiental. A montadora estima que o modelo represente até 30% das vendas de caminhões a gás da marca ainda este ano.

Estratégia focada no agronegócio
A Volkswagen Caminhões e Ônibus marcará presença na Agrishow 2025 com um portfólio fortalecido, incluindo modelos extrapesados e soluções personalizadas para o agronegócio. “Estamos otimistas com a Agrishow. A safra recorde tem o potencial de impulsionar o setor, e nossos extrapesados têm sido bem recebidos pelo mercado”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da empresa.
“Com os investimentos feitos e nosso conhecimento aprofundado das necessidades do setor, temos boas expectativas para a Agrishow. Durante nossas interações com os clientes, temos recebido feedbacks positivos, com indicações claras de que a safra 2025 será um marco histórico, impulsionando ainda mais o setor”, diz Alouche.
Além disso, ele acredita que a robustez, a tecnologia avançada e a eficiência dos caminhões da marca são ideais para atender às exigências do transporte de alta capacidade. Nossa dedicação a este evento e ao atendimento das necessidades dos nossos clientes é parte de um esforço contínuo para criar um ecossistema completo de soluções que agreguem valor a toda a operação. Por isso, estamos confiantes de que a Agrishow nos proporcionará excelentes oportunidades de novos negócios e ajudará a refinar as projeções de volumes para o ano.”
O destaque principal da Volkswagen é a família de cavalos mecânicos Meteor 29.530 6×4, os maiores caminhões da marca, desenvolvidos especificamente para o escoamento rodoviário da produção agrícola. Esta linha se distingue pela robustez, conforto, segurança e tecnologia embarcada.

Ainda voltados para o setor, a montadora apresenta os modelos Constellation 33.480 6×4, 31.320 6×4, e 20.480 4×2 — sendo este último o lançamento mais recente da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Além disso, o médio VW Delivery 11.180 4×4.
Outro destaque da marca é o Agronomous VW Constellation 31.280 8×4, um supercaminhão canavieiro desenvolvido para otimizar a produtividade no campo, resultado de investimentos superiores a R$ 1 bilhão da Volkswagen no agronegócio nos últimos anos.
De olho na demanda crescente, a Volkswagen promoveu um encontro estratégico com sua equipe de vendas para alinhar planos de crescimento no segmento de extrapesados e reforçar sua presença no setor agropecuário.
A Agrishow 2025 foi aberta oficialmente no domingo (27) com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sinalizando a relevância estratégica do agronegócio para a economia nacional. A organização da feira estima que o evento movimente mais de R$ 15 bilhões em intenções de negócios, o que pode representar o maior volume já registrado por uma feira agrícola no Brasil.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.