Foton planeja vender 150 mil veículos por ano na América Latina até 2030

O plano inclui a construção de fábricas no Brasil, Argentina e México, com produção de veículos movidos a combustíveis fósseis, híbridos e elétricos

Aline Feltrin

A chinesa Foton anunciou nesta semana sua meta de alcançar 150 mil unidades vendidas por ano na América Latina e Caribe até 2030, com o objetivo de se tornar líder de mercado na região. O plano inclui a construção de fábricas no Brasil, Argentina e México, com produção de veículos movidos a combustíveis fósseis, híbridos e elétricos, adaptados às necessidades locais.

Inicialmente, a empresa importará componentes da China (CKDs) para montar os veículos nas unidades regionais e, posteriormente, passará a produzir CBUs (unidades completas).

Para apoiar sua expansão, a Foton estabelecerá centros de distribuição no Chile e Panamá, que irão abastecer 32 centros nacionais na América Latina. A empresa também planeja aumentar sua rede de fornecedores locais, com a meta de que até 2030, 80% dos componentes utilizados na produção regional sejam fabricados na própria América Latina e Caribe.

A Foton ainda está investindo em capacitação local e firmando parcerias estratégicas, como a recente colaboração com a Iveco, visando inovações para os mercados brasileiro e argentino. Fu Jun, vice-presidente de operações globais da empresa, destacou a importância da região para a Foton, que viu um aumento de 45% nas vendas entre 2021 e 2024, passando de 22 mil para 32 mil unidades.

Com foco na sustentabilidade, a Foton também planeja expandir a produção de veículos elétricos, que deverão representar 20% do mercado regional até 2030, refletindo uma tendência crescente por soluções de mobilidade mais limpas.

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