João Mathias, especial para a Transporte Moderno,
As incertezas lançadas no mercado global com o retorno do republicano Donald Trump à Casa Branca, nos Estados Unidos, se intensificaram com a recente política tarifária anunciada pelo presidente norte-americano. As medidas do chamado “tarifaço” impostas por Trump a vários países passaram a exigir ainda mais cautela por parte das empresas que têm comércio com a maior potência econômica no mundo.
“Na nossa visão, o Brasil está melhor do que outros países, mas temos de segurar ou adiar os projetos porque algumas premissas mudaram”, disse o presidente da multinacional brasileira Randoncorp, Daniel Randon, em coletiva para jornalistas na feira de autopeças Automec 2025, que acontece na capital paulista.
De acordo com o executivo, a volatilidade na realização de negócios pelo mundo tem aumentado nos últimos anos. “Desde a época da pandemia tudo mudou”, afirmou. “Não se depende mais de um único fornecedor em uma cadeia global”. Além da taxação do governo dos Estados Unidos, Randon também chama a atenção para outros eventos mundiais, como a guerra de mais de três anos entre Ucrânia e Rússia, que acabam afetando as decisões empresariais, uma vez que atualmente o comércio mundial está todo conectado. “Vivemos uma nova ordem econômica”, disse.
No entanto, o presidente da Randoncorp ressalta que é possível crescer diante de situações turbulentas e que prefere enxergar oportunidades em vez de riscos. “Temos de avaliar os investimentos em projetos, pois tem bastantes desafios, mas também há oportunidades”, afirmou. “Vamos investir mais onde tiver mais demanda, até podemos ter mais oportunidades com os Estados Unidos”, informou. “Mas é difícil prever o futuro.”
A propósito, a Randoncorp, que também é montadora de semirreboques, está passando por uma estratégia robusta de crescimento e internacionalização da sua vertical de autopeças, enquanto a Frasle Mobility, integrante do grupo gaúcho que também está na Automec, tem unidades nos Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México.
Em janeiro deste ano, a Frasle Mobility concluiu a aquisição da Dacomsa, divisão de peças de reposição do grupo mexicano Kuo por cerca de R$ 2,2 bilhões. Os clientes da Frasle, que oferece soluções integradas de serviços e produtos para o mercado de autopeças e reposição e montadoras, estão espalhados em mais de 125 países nos cinco continentes.
Mercado de reposição em destaque
Um dos destaques da Frasle Mobility na Automec 2025 – 16ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que ocorre entre os dias 22 e 26 de abril no São Paulo Expo, em São Paulo, é se aproximar dos profissionais da cadeia do aftermarket automotivo, especialmente o mecânico. Por isso, o estande interativo da empresa tem como tema
“Esses mecânicos incríveis e suas marcas maravilhosas”. “Nosso objetivo é transformar o mecânico cada vez mais capacitado e resiliente no mercado de aftermarket”, disse o EVP Internacional da Randoncorp e COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti. “A Frasle Mobility quer resgatar o glamour da reparação de décadas passadas”.
Segundo Pontalti, o mercado de reposição segue aquecido aqui e lá fora, sendo que 88,4% da receita líquida da Frasle Mobility, em 2024, foram originados do segmento. O Brasil respondeu por 54,5% e as operações internacionais por 33,9%. “Este ano esperamos resultados ainda melhores”, informou o executivo.
Na Automec, a Frasle Mobility também apresenta novidades das suas marcas, que incluem Fras-Le (materiais de fricção), Nakata (componentes de suspensão e direção para carros, motos e caminhões), Fremax (discos e tambores de freio), Controil (soluções para freios hidráulicos), Composs (soluções sustentáveis em compósitos estruturais) e conta com a plataforma digital Auto Experts. Os lançamentos na linha de pesados são os sistemas de suspensão, direção e transmissão da Nakata.
A vertical autopeças da Randoncorp mostra na Automec o seu portfólio de soluções para aplicações em veículos comerciais voltadas para o mercado de reposição. Os lançamentos são das marcas Master Freios, Suspensys, Castertech e Jost Brasil. Para o EVP América do Sul e COO da vertical autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza, a ideia é mais do que apresentar os produtos e sim conectar com os profissionais do aftermarket automotivo.
Escoboza também conta que o grande destaque no evento deste ano é a apresentação de peças e componentes incorporados ao catálogo da Master Freios, por meio da sua linha Masterflex, após a recente compra internacional da EBS (European Braking Systems). Na linha de pesados, estão as famílias de sensores, válvulas, kits de reparo de válvulas, de compressores de ar e de sistemas de freio a disco, de câmaras de freio, anéis ABS, servos de embreagem e cilindros diversos.
Especializada em soluções de sistemas de rodagem e suportes fundidos e usinados, a Castertech tem a linha-conceito N-Series Materials, que está em fase de desenvolvimento. Incluem cubo de roda, tambor de freio e suportes fundidos desenvolvidos com nanotecnologia a partir de pesquisa conjunta com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e NIONE. A tecnologia permite uma redução significativa no peso das peças para caminhões, ônibus e implementos rodoviários, sem comprometer a resistência, resultando em menor desgaste e maior durabilidade.
Na Suspensys o destaque é a tecnologia T-EBS, que potencializa a segurança do veículo, principalmente durante a frenagem, evitando tombamentos na estrada. O Eletronic Braking System para semirreboques é um módulo de controle eletrônico desenvolvido para otimizar os sistemas de freio a ar convencionais em veículos pesados. A tecnologia, aliás, passa a ser obrigatória neste ano, conforme Resolução n. 954 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
No sistema EBS são utilizados sensores e controladores eletrônicos para gerenciar a frenagem de forma mais eficiente, com resposta mais rápida e precisa. Outras novidades da linha são os amortecedores de cabine com reposição fácil e adequada para as mais diversas configurações de caminhões.
Na Jost Brasil, a inovação é na família Bravo de aparelhos de levantamento para semirreboques, disponível no modelo BR240. A linha proporciona facilidade de montagem e maior segurança, com a eliminação da posição neutra, evitando descidas involuntárias do aparelho, redução de peso e alta eficiência. Tem, inclusive, na versão elétrica. Com engenharia brasileira e certificado de qualidade internacional, o produto é fabricado com materiais de alta resistência e reduz a utilização de soldas e graxa em até 40%, em uma das várias iniciativas sustentáveis adotadas pela companhia.
De acordo com Daniel Randon, a sustentabilidade tem sido um compromisso no grupo Randoncorp. Para este ano, por exemplo, a Frasle Mobility projeta duplicar o número de mulheres em cargos de liderança, zerar a disposição de resíduos em aterro industrial e reutilizar 100% do efluente tratado e, ainda, zerar acidentes graves.
Para 2030, a expectativa é de reduzir em 40% a emissão de gases do efeito estufa (GEE). “Estamos com a pegada de carbono na veia”, disse Randon. “Nós acreditamos muito na tecnologia de fazer cálculos de pegada de carbono, seguimos as regras internacionais, usamos softwares e trabalhamos com especialistas na área, além de implementar na empresa uma educação de pensar verde.”
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