“Parceria com a Amazon mostra a nossa força no e-commerce”, diz diretor da LATAM Cargo

Otávio Meneguette destaca destaca investimentos em infraestrutura, ampliação da malha aérea e digitalização para acelerar entregas rápidas no Brasil e conectar negócios globalmente

Aline Feltrin

A LATAM Cargo aposta no e-commerce para impulsionar seu crescimento no Brasil. Otávio Meneguette, diretor da empresa, disse ao portal Transporte Moderno que a parceria firmada com a Amazon Brasil é um dos principais pilares dessa estratégia. O acordo visa acelerar as entregas em 11 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, reduzindo para até dois dias o prazo de envio de produtos comprados na plataforma, apoiado na malha aérea da Latam e sua infraestrutura logística.

Meneguette destaca que a parceria com a Amazon reflete a capacidade da LATAM Cargo de atender à crescente demanda por entregas rápidas e seguras, especialmente no mercado de e-commerce, um dos mais aquecidos no Brasil após a pandemia. Em linha com esse movimento, a companhia aérea também inaugurou um novo armazém no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), ampliando em 50% a sua capacidade operacional para atender ao aumento esperado na demanda nos próximos anos.

A companhia tem trabalhado para fortalecer sua posição no setor logístico por meio de uma combinação de investimentos em infraestrutura, digitalização e flexibilidade operacional. “Temos a maior malha aérea da América Latina, o que nos permite oferecer soluções logísticas eficientes para pequenas empresas e grandes indústrias”, afirmou Meneguette. A flexibilidade da operação tem sido crucial para atender as necessidades específicas de diferentes perfis de clientes, com serviços ágeis, seguros e adaptados a cada tipo de demanda.

Metas de expansão

Apesar dos desafios impostos pela volatilidade cambial e o cenário macroeconômico, a LATAM Cargo vê o mercado de logística e transporte aéreo de cargas como promissor, principalmente com a consolidação do e-commerce. Para 2025, a empresa projeta um crescimento de até 4% em ATK (tonelada-quilômetros oferecidos) e de até 8% na oferta doméstica de assentos no Brasil, o que, indiretamente, também ampliará a capacidade de carga nos voos comerciais.

LATAM Cargo tem 21 aeronaves Boeing 767-300F e 767-300BCF (Divulgação)

A expansão da malha aérea doméstica, com mais voos e novos destinos, tem sido parte fundamental da estratégia da LATAM Cargo. A empresa já atende 51 cidades no Brasil e conecta o país com 19 destinos internacionais. Vale destacar que cerca de 90% dos voos da empresa no Brasil têm capacidade para transportar cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros.

Além disso, a LATAM Cargo tem ampliado sua frota cargueira, com 21 aeronaves Boeing 767-300F e 767-300BCF, além de aumentar a rede de rotas internacionais. Nos últimos dois anos, a empresa inaugurou novas rotas cargueiras, como Miami-São José dos Campos, Miami-Brasília, Amsterdam-Curitiba e Europa-Florianópolis. No mercado doméstico, em julho de 2024, começou a operar no aeroporto de Vitória da Conquista (BA), o quarto aeroporto baiano a receber operações de carga da companhia.

Frota, rotas e digitalização

A digitalização tem sido outro pilar da transformação da LATAM Cargo. Desde 2023, a companhia disponibiliza uma plataforma que oferece aos clientes ferramentas de autogestão e maior controle sobre o processo logístico. Em 2024, lançou um novo portfólio de produtos para o mercado doméstico, com opções como os serviços Reservado, Veloz, Estândar e éFácil, que atendem às diferentes necessidades de entrega.

Além disso, ampliou a oferta de soluções para o mercado de e-commerce, com a redução de prazos de entrega e aumento a eficiência operacional. Esses investimentos têm se mostrado essenciais para atender à crescente demanda por logística rápida e segura, tanto para pequenas empresas quanto para grandes indústrias, segundo Meneguette.

Intermodal 2025

A participação da LATAM Cargo na Intermodal South America 2025, feira do setor de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, que será realizada entre hoje (22) e 24 de abril no Distrito Anhembi, em São Paulo, é uma das estratégias da empresa para consolidar sua presença no setor logístico, ampliar sua atuação no e-commerce e continuar a expandir sua malha logística.

A empresa participa do evento com a intenção de reforçar seu compromisso com o Brasil e com o setor logístico, aproveitando a oportunidade para fortalecer seu relacionamento com clientes e parceiros. “O nosso objetivo principal é transportar cargas com segurança, agilidade e confiabilidade. Continuaremos investindo no Brasil para impulsionar o crescimento e conectar negócios com o mundo”, finaliza Otávio Meneguette.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também