A APM Terminals, uma das maiores operadoras de terminais portuários do mundo, vai utilizar a Intermodal South America 2025, maior feira de logística e comércio exterior da América Latina, como vitrine para um de seus projetos mais ambiciosos no país: o terminal de contêineres 100% eletrificado em construção no Porto de Suape, em Pernambuco. O empreendimento será o primeiro da América Latina a operar integralmente com equipamentos movidos a eletricidade, sem uso de combustíveis fósseis.
Com previsão de início das operações no segundo semestre de 2026, o terminal está recebendo um investimento inicial de R$ 1,6 bilhão. Quando concluído, terá capacidade de movimentar até 400 mil TEUs por ano, o que representa um aumento de 55% na capacidade de contêineres do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros.
Durante a 29ª edição da Intermodal, que ocorre entre os dias 22 e 24 de abril no Distrito Anhembi, em São Paulo, a companhia apresentará detalhes técnicos e estratégicos do projeto no estande JO93. O evento marca um momento-chave para a APM Terminals consolidar sua estratégia de longo prazo no Brasil, baseada em sustentabilidade, digitalização e eficiência logística.
Segundo Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Pecém, os equipamentos já estão encomendados e começam a chegar ainda em 2025. “Temos um time dedicado à construção do terminal e estamos cada vez mais próximos de iniciar as operações. Esse projeto representa uma virada de chave para a logística brasileira ao combinar escala, eficiência e responsabilidade ambiental”, afirma.
Além do uso exclusivo de energia elétrica, o projeto foi concebido dentro de padrões internacionais de sustentabilidade, com foco em baixa emissão de carbono, automação e segurança operacional. A construção já mobiliza cerca de 1.000 trabalhadores indiretos, e a expectativa é de geração de 250 empregos diretos e mais de 2.000 indiretos quando o terminal entrar em operação.
Conexão com a Ásia e estratégia no Nordeste
Embora Suape seja o principal foco da participação da empresa na Intermodal, a APM Terminals também destacará o avanço das operações no terminal do Pecém (CE), que recentemente passou a contar com uma nova rota marítima direta entre o Nordeste e a Ásia. Por meio do serviço MSC – Far East-Centram-ECSA, a nova conexão permite que o tempo de trânsito entre a região e países como China, Índia e Coreia do Sul caia de 60 para 30 dias.
A nova rota elimina a dependência dos portos do Sudeste para exportações e importações com o continente asiático e deve ampliar o perfil de cargas atendidas, incluindo commodities, produtos de e-commerce e insumos industriais.
“A conectividade direta com a Ásia eleva o patamar logístico da região. Suape e Pecém estão se consolidando como hubs estratégicos não só para o Nordeste, mas para todo o comércio exterior brasileiro”, afirma Rose.
A presença da APM Terminals também se estende ao Sudeste e Sul do país, com participação em joint ventures nos terminais da BTP, em Santos (SP), e em Itapoá (SC). No entanto, é no Nordeste que a empresa vê o maior potencial de transformação, combinando localização estratégica, novos investimentos e uma agenda ambiental alinhada com as metas globais da companhia.
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