A Aliança Navegação e Logística, subsidiária da A.P. Moller-Maersk, anunciou nesta quarta-feira sua entrada no setor de frete aéreo no Brasil. A novidade consolida a companhia um armador de cabotagem que oferece uma cadeia logística completa e multimodal no país, ao integrar os modais marítimo, rodoviário, ferroviário, fluvial e, agora, aéreo.
Inicialmente disponível na rota entre São Paulo (SP) e Manaus (AM), o serviço de frete aéreo tem como objetivo complementar as soluções já oferecidas pela empresa. A nova modalidade será integrada aos demais serviços da companhia, como cabotagem, transporte terrestre e armazenagem.
A empresa tem ampliado sua malha logística conectando de forma mais fluida o Sul e Sudeste aos mercados do Norte e Nordeste. Segundo José Roberto Duque, head comercial da companhia, o crescimento econômico em regiões como Manaus tem impulsionado a demanda por rotas na direção inversa – do Sul para o Norte –, o que reforça a estratégia de integração logística em ambos os sentidos.
Um exemplo prático dessa abordagem vem de uma multinacional do setor de alimentos que, ao migrar parte de sua operação de transporte para um modelo integrado com cabotagem, registrou queda de até 90% nas avarias, além de uma redução de 20% a 30% nos custos logísticos porta-a-porta e consequente diminuição de até 15% no preço final do produto.
Participação na Intermodal 2025
A companhia apresentará suas novidades durante a 29ª edição da Intermodal South America, que ocorre entre os dias 22 e 24 de abril, em São Paulo. O evento é o maior da América Latina nos segmentos de logística, transporte de cargas, intralogística e comércio exterior.
Além do lançamento do serviço aéreo, a Aliança vai destacar sua plataforma digital Portal Cotação Online, que permite a cotação de serviços logísticos de forma 100% online, com total transparência de custos e parâmetros ajustáveis conforme o modal, rota, tipo de carga e equipamento. A Aliança tem mais de 70 anos de operação no Brasil, presença em 14 portos e foco crescente em soluções logísticas customizadas.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.