Scania projeta alta de 15% no faturamento de serviços em 2025

Fabricante de origem sueca aposta em atendimento consultivo, digitalização e contratos acessíveis para fidelizar clientes, especialmente no mercado de seminovos

Aline Feltrin

Após crescer 12% em serviços no ano passado, a Scania projeta um avanço de 15% nesta área em 2025. A meta está apoiada na estratégia que mira em um atendimento mais consultivo e personalizado, ancorado em dados e em conectividade.

A base para essa expansão é a frota circulante da marca no Brasil, que hoje soma 110 mil caminhões com até 10 anos de uso. Desse total, 70% já estão integrados ao ecossistema de serviços da Scania. A meta agora é fidelizar os 30% restantes, com foco especial no chamado “segundo dono” — clientes que adquirem veículos usados e, muitas vezes, fazem a manutenção fora da rede autorizada.

“Nosso foco está em entender profundamente o que o cliente precisa e entregar soluções sob medida, com previsibilidade de custos, aumento de disponibilidade e mais rentabilidade para a operação”, afirma Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

Entre os pilares da estratégia está o avanço da conectividade. Atualmente, mais de 90% da frota Scania com até 10 anos já está conectada. Até 2026, a expectativa é atingir 100 mil veículos conectados. Com os dados gerados pelos veículos, a empresa consegue oferecer pacotes de manutenção mais precisos, antecipar falhas e recomendar ajustes operacionais com base no uso real do caminhão.

No caso da frota a gás — ainda incipiente, com cerca de 1.500 unidades — 70% (1.050 caminhões) contam com contratos de manutenção ativos. Apesar disso, todos utilizam algum tipo de serviço Scania, reforçando o vínculo com a rede mesmo em operações mais novas ou experimentais.

A digitalização tem papel central nesse processo de fidelização. O aplicativo MyScania, por exemplo, permite ao transportador acompanhar indicadores de desempenho, agendar serviços, consultar histórico de manutenções e interagir com a rede de mais de 160 pontos de atendimento da marca no país. Ao todo, a Scania conta com 221 pontos de serviço no Brasil — sendo 106 em concessionárias, 107 em operações dedicadas e oito lojas de peças.

Um dos trunfos na consolidação da estratégia de serviços da Scania é a LOTS Group, empresa de soluções logísticas do grupo sueco que atua como uma verdadeira transportadora-laboratório. Criada em 2018 no Brasil, a operação começou atendendo exclusivamente à própria montadora, com o objetivo de testar, em condições reais, novas tecnologias e modelos de serviços aplicados ao transporte de carga.

Hoje, a LOTS Group opera com uma frota de 400 caminhões e 1.500 motoristas, expandindo sua atuação para clientes externos nos setores de cana-de-açúcar, florestal e mineração. “Ela tem sido fundamental para aprimorar nosso portfólio e afinar o approach comercial. Mais do que vender produtos, queremos ajudar o cliente a tomar melhores decisões de gestão”, afirma Valiate.

Ofertas para o segundo dono

Para conquistar quem compra caminhões seminovos — segmento que representa boa parte da frota circulante —, a Scania vem investindo em contratos compactos, com preços acessíveis e cobertura essencial, além de promover peças remanufaturadas com garantia e qualidade equivalentes às novas.

“É uma porta de entrada para fidelizar esse cliente, que muitas vezes ainda faz a manutenção fora da rede. Com isso, conseguimos oferecer segurança, previsibilidade e uma rede preparada para atender com agilidade”, explica o executivo.

A expectativa da Scania é que, mesmo em um ambiente de reposição cada vez mais competitivo, a combinação de atendimento próximo, inteligência de dados, digitalização e qualidade técnica sustente o crescimento dos serviços como uma das frentes mais consistentes e rentáveis da operação no Brasil.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também