A MWM, que em abril completa 72 anos de atuação no Brasil e desde dezembro de 2022 faz parte do grupo Tupy, empresa de fundição de blocos e cabeçotes, está finalizando as obras de expansão do seu centro de distribuição de peças localizado em Jundiaí, no interior de São Paulo. No momento, a empresa está adaptando a iluminação e instalando porta-paletes para inaugurar o novo espaço no fim de maio deste ano.
“É uma expansão expressiva de 28,5% da área atual para suportar o crescimento orgânico e o desenvolvimento de novos projetos”, revelou Thomas Püschel, diretor de unidades de peças de reposição, motores e marketing da MWM, em entrevista para a Transporte Moderno.
A expansão vai proporcionar ao centro de distribuição de peças um ganho de 35% na produtividade. Com o investimento em tecnologia, ao implantar o WMS (Warehouse Management System) – solução de gerenciamento de armazém –, o CD teve aumento de eficiência na operação, com redução da lide time de entrega dos produtos aos clientes, segundo Püschel. “Agora os pedidos são atendidos com desempenho de 99% em até 24 horas.”
O investimento em tecnologia foi importante para a MWM continuar ampliando a automatização do seu centro de distribuição, pois o sistema anterior não permitia conectar novos softwares para ter ganho em eficiência operacional. “Agora o pedido que entra sai no mesmo dia. Isso foi possível também com o investimento em treinamento dos operadores para terem sempre foco nos clientes”, disse o diretor.
Desde 2017, quando desenvolveu um plano estratégico dedicado ao mercado de reposição, a MWM lançou quase cinco mil itens de peças, sendo o grande pico de lançamento no ano passado, com quase dois mil itens. “Isso está proporcionando um crescimento expressivo de dois dígitos nos últimos dois anos e a meta da empresa é de continuar avançando dois dígitos ano a ano”, comentou Püschel.
Em 2025, está no planejamento da empresa o lançamento de mais 800 itens de peças. “Não estamos focando em quantidade, mas estimamos o desenvolvimento de itens com maior valor agregado”, destacou o diretor.
O centro de distribuição de peças da MWM iniciou as atividades em outubro de 2015 e hoje ocupa uma área total de 7.787 m², tem 14 metros de altura e mais de 9.000 posições de armazenagem. Neste local, a empresa possui mais de 19 mil itens de peças em seu portfólio, considerando a linha genuína e Master Parts de peças de reposição para produtos multimarcas, e armazena aproximadamente 7,6 milhões de peças, considerando o atendimento de mais de 45 países que comercializa suas peças de reposição.
Centro de distribuição abastece a exportação
O centro de distribuição de peças exporta 20% do total produzido no Brasil, sendo os principais países a Argentina, Estados Unidos, México e a Índia. “Isso demonstra o nível de competitividade da empresa no segmento de reposição, porque exportar para a Índia não é tarefa fácil, mas nós fizemos a lição de casa e estamos com portfólio bem interessante de exportação para o mercado indiano”, revelou Püschel.
Os produtos exportados atendem os segmentos veicular (caminhões e ônibus), fora de estrada (máquinas agrícolas e de construção), industrial, com geradores de energia, e marítimo, com geradores e motores. Em mercados como a Colômbia, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia e Equador, a MWM tem uma rede de distribuição.
Em âmbito global, a MWM conta com 1.300 pontos de vendas, sendo mais de 700 no Brasil, garantindo capilaridade para a empresa, segundo Püschel.
Na avaliação de Püschel, o mercado de reposição passa por uma transformação, com os avanços da tecnologia, a criação dos marketplaces e o e-commerce, e vai continuar passando por mudanças. “Estamos acompanhando essa evolução, presentes no campo, ouvindo os clientes e buscando alternativas para atendê-los não somente no presente, mas com uma estratégia voltada para o futuro.”
Em seu estande de 150 metros quadrados, a MWM exiberá na Automec, maior feira de reparação e reposição automotiva da América Latina, que acontecerá entre 22 e 26 de abril, suas três linhas de peças, genuínas, opcional e master, além das peças para o segmento fora de estrada da MAN. Os fluidos, lubrificantes, a linha de motores long block e short block da família do Acteon 4.12, e motores para aplicação fora de estrada.
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