Os investimentos em tecnologia para cadeia de frio, ampliação de rotas e fortalecimento da estrutura especializada no transporte de medicamentos proporcionaram à LATAM Cargo, braço logístico do Grupo LATAM, um crescimento de 40% no volume de produtos farmacêuticos transportados da Europa para o Brasil no primeiro trimestre de 2025. A companhia movimentou 860 toneladas de cargas desse tipo entre janeiro e março, ante 613 toneladas no mesmo período do ano anterior.
O desempenho expressivo consolida a LATAM Cargo como a principal operadora de cargas entre Europa e América do Sul. Os principais destinos no Brasil foram os aeroportos de Guarulhos (SP), Curitiba (PR) e Viracopos (Campinas, SP), abastecidos principalmente por cargas vindas de Frankfurt (Alemanha), Copenhagen (Dinamarca) e Bruxelas (Bélgica).
“O crescimento reflete diretamente os esforços em garantir um transporte seguro e eficiente de medicamentos, com foco em tecnologia, rastreabilidade e expansão logística”, explica Jorge Carretero, gerente de vendas da LATAM Cargo na Europa.
Cadeia de frio sob monitoramento
A companhia implementou dispositivos próprios de rastreamento em seus processos de cadeia de frio, permitindo monitoramento em tempo real e ações corretivas imediatas. Essa estratégia elevou o nível de controle e confiabilidade das operações, fundamentais para o transporte de medicamentos sensíveis a variações de temperatura.
O avanço operacional possibilitou à LATAM expandir sua rede PHARMA em 50% nos últimos anos. Só em 2024, a companhia já havia registrado um salto de 40% na quantidade de fármacos transportados da Europa para a América do Sul.
A LATAM Cargo também foi recertificada com o selo CEIV Pharma, concedido pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A empresa foi pioneira nas Américas ao conquistar essa certificação em 2017, que atesta os mais altos padrões globais de manuseio, segurança e qualidade no transporte farmacêutico.
Parceria com a Amazon
Além das operações internacionais, a LATAM Cargo tem reforçado sua presença no Brasil com investimentos em infraestrutura e ampliação de rotas domésticas. Em julho de 2024, passou a operar com cargas no porão das aeronaves de passageiros que partem de Vitória da Conquista (BA), quarto aeroporto baiano atendido pela empresa.
Outro destaque foi a ampliação em 50% da capacidade logística no aeroporto de Guarulhos, com a inauguração de um novo armazém para atender à crescente demanda.
A empresa também firmou, em março deste ano, uma parceria com a Amazon para entregas em 11 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O acordo visa reduzir o prazo de entrega de pacotes para até dois dias em regiões com desafios logísticos mais complexos.
Expansão internacional
No mercado internacional, a LATAM Cargo inaugurou rotas estratégicas, como Miami–São José dos Campos, Miami–Brasília, Amsterdam–Curitiba e Europa–Florianópolis. Também aumentou frequências em trechos como Miami–Florianópolis, que passou de dois para três voos semanais.
A previsão da companhia para 2025 é de um crescimento de até 4% na capacidade total de carga (ATK – toneladas-quilômetros oferecidos) e de até 8% na oferta doméstica de assentos no Brasil (ASK – assentos-quilômetros oferecidos), refletindo também em maior capacidade para o transporte de cargas nos porões das aeronaves comerciais.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.