A Santos Brasil deu início à substituição de sua frota de caminhões a diesel por modelos movidos a gás natural comprimido (GNC) no Tecon Santos, seu principal terminal portuário no Porto de Santos (SP). Com a aquisição de 35 veículos da Scania, ao custo de R$ 40 milhões, a companhia torna-se a primeira do país a operar com esse tipo de caminhão em um terminal de contêineres.
Os veículos começaram a operar em 3 de janeiro e devem reduzir em até 20% as emissões de dióxido de carbono (CO₂), em comparação com os modelos a diesel atualmente em uso. O terminal ainda conta com cerca de 140 caminhões convencionais, que deverão ser gradualmente substituídos por alternativas mais sustentáveis.
De acordo com a empresa, os novos caminhões são do modelo Scania P 340, com motor de 9 litros, 340 cavalos de potência e torque de 1.600 Nm entre 1.100 e 1.400 rpm. A transmissão é automatizada, com 14 marchas, e os veículos têm capacidade máxima de tração de até 78 toneladas. Para garantir a segurança e eficiência operacional, foram incluídos freios auxiliares hidráulicos e um sistema eletrônico de coleta de dados, que transmite instruções em tempo real ao motorista. O abastecimento da nova frota será feito em um posto de GNC que está sendo instalado dentro do próprio terminal.
Plano de transição climática
A adoção dos caminhões a gás faz parte do plano de transição climática da companhia, que tem como meta reduzir em 70% as emissões diretas de gases de efeito estufa (escopos 1 e 2) e em 30% as emissões indiretas (escopo 3) até 2040.
Segundo Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, trata-se de uma operação inédita tanto no Brasil quanto no exterior. “Não há, até agora, nenhuma operação portuária no mundo utilizando caminhões a gás da Scania em terminais de contêineres”, diz.
A renovação da frota integra um projeto mais amplo de modernização do Tecon Santos, que deve elevar a capacidade anual de movimentação de contêineres dos atuais 2,6 milhões para 3 milhões de TEUs até 2026. O pacote de investimentos soma mais de R$ 2,5 bilhões.
Em 2024, a empresa também iniciou a operação de oito guindastes de pátio elétricos (RTGs), que irão substituir os modelos a diesel até 2031. A expectativa é que a troca evite a emissão de mais de 700 toneladas de CO₂ por mês, representando uma redução de 97% nas emissões desses equipamentos.
Fundada há 27 anos para operar o Tecon Santos, a Santos Brasil hoje mantém oito terminais portuários no país e atua também com soluções logísticas integradas. É listada no Novo Mercado da B3 e integra os índices ISE e S&P/B3 ESG.
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