Durante a feira Bauma 2025, realizada entre 7 e 13 de abril em Munique, na Alemanha, a FUSO — marca pertencente à Daimler Truck — apresentou novas versões do eCanter, seu caminhão leve 100% elétrico voltado ao setor da construção. Atualmente, 85% das versões do Canter a diesel disponíveis na Europa já podem ser encomendadas também na versão elétrica.
Entre as novidades, está um novo layout de baterias no chassi, permitindo aplicações como guindastes e plataformas elevatórias em modelos elétricos. As baterias foram reposicionadas para liberar espaço entre a cabina e o conjunto de baterias, facilitando a instalação de carroçarias mais complexas.
A FUSO expôs na feira três configurações: um eCanter 7C18e de 7,49 toneladas com basculante Meiller, um Canter 6S15 diesel com guindaste WEHA e um Canter 9C18 com báscula Palfinger.
A empresa anunciou ainda que, até o fim do ano, todos os eCanter estarão disponíveis com engate para reboque, além da introdução da tecnologia HVO (óleo vegetal hidrotratado) como alternativa ao diesel no Canter convencional. O objetivo é reduzir emissões de CO₂.
Com mais de 4,5 milhões de unidades produzidas desde 1963, o Canter segue como um dos líderes em seu segmento, com produção para a Europa em Portugal e para demais mercados no Japão.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.