Schaeffler inaugura centro logístico no interior de SP e reforça aposta no aftermarket sul-americano

Nova estrutura da divisão Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions, em Porto Feliz, consolida estratégia de crescimento no mercado de reposição com foco em inovação, sustentabilidade e expansão

João Mathias, especial para a Transporte Moderno,

A Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions (VSL) é o novo nome da divisão Schaeffler Automotive Aftermarket da Schaeffler, que inaugurou nesta quarta-feira (9) o seu novo centro logístico central (CLC) de cerca de 20 mil metros quadrados, em Porto Feliz (SP), onde está localizada uma das unidades da companhia alemã em território nacional.

Com instalações de última geração, inclui escritório, armazém, centro de montagem e distribuição, que permitirão o crescimento das atividades de pós-venda e portfólio de produtos e ampliação das operações na América do Sul da companhia, que prevê crescer na casa de dois dígitos anuais no mercado brasileiro na próxima década. “A Schaeffler precisava de um projeto robusto no país, onde o mercado de reposição tem crescimento constante”, diz Rubens Campos, vice-presidente da Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions South America.

A nova unidade, cujo projeto iniciou em 2023 com montagem de sistemas com tecnologia avançada e robôs, prezando pela qualidade, segurança e ergonomia das atividades, tem o controle e o planejamento de todos os processos relacionados à gestão da cadeia de suprimentos, dando suporte ao mercado automotivo de reposição da América do Sul.

Campos não revela os investimentos realizados, mas afirma ter sido maior do que o centro logístico da Schaeffler inaugurado no México há cincos anos e, um pouco mais antigo, o dos Estados Unidos. O novo CLC tem a sustentabilidade, um dos pilares da Schaeffler, presente em todas as áreas, com o objetivo principal de reduzir a emissão de gases do efeito estufa (GEE).

A importância de incorporar ações sustentáveis na rotina da empresa foi um dos motivos de a Schaeffler firmar recente parceria de transporte com a DHL, que possui caminhões elétricos. “Temos o CLC como um pilar de inovação no mercado e de acordo com a sustentabilidade, que é o motor da nossa conduta”, afirma Eric Steinbecher, presidente da Schaeffler VLS Américas.

Aumento da capacidade operacional

Para um dos acionistas da família proprietária da Schaeffler, Georg Schaeffler, presente no evento, o CLC representa “manter o regional no regional”, uma estratégia da cultura da companhia fundada em 1946. “A Schaeffler chegou ao Brasil em 1958, porque meu pai e meu tio ouviram os clientes, e fizeram o primeiro investimento não europeu”, informa Schaeffler. “Hoje, estamos prontos para atender a longo prazo o aftermarket, que está em uma mudança para divisão de soluções”, diz o acionista. A internalização da distribuição e logística da Schaeffler deve aumentar em 20% a capacidade operacional da empresa ainda em 2025, de acordo com Gisele Carioca, gerente de cadeia de suprimentos e operações Schaeffler VLS na  América do Sul.

Localizado a pouco menos de 20 quilômetros da sede da empresa em Sorocaba, o CLC conta com mais de 100 colaboradores diretos. A Schaeffler estará presente na Automec 2025, que acontecerá no São Paulo Expo, na capital paulista, entre 22 e 26 de abril próximo, apresentando toda a gama das marcas LuK, INA e FAG para soluções de reparo e serviço para motores a combustão, veículos híbridos e elétricos.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também