Mercedes-Benz lança eArocs elétrico para construção civil na Alemanha

A empresa estima uma produção inicial de 150 unidades por ano para mercados selecionados da União Europeia

Redação

A Mercedes-Benz Trucks apresentou nesta semana, na feira Bauma 2025, em Munique, Alemanha, o eArocs 400, seu primeiro caminhão extrapesado 100% elétrico voltado ao setor da construção civil. Livre de emissões locais de CO₂ e de baixo ruído, o modelo começará a ser vendido no primeiro trimestre de 2026, com entregas previstas para o terceiro trimestre.

O eArocs 400 será oferecido nas versões 8×4 de 32 e 41 toneladas, nas configurações betoneira ou basculante. Equipado com motor elétrico de 380 kW (e 450 kW de pico), o modelo traz dois conjuntos de baterias de fosfato de ferro-lítio, com capacidade total de 414 kWh. A autonomia varia de 200 a 240 quilômetros, dependendo da aplicação, e a recarga de 20% a 80% leva cerca de 45 minutos.

“Estamos trazendo a eletrificação também para o setor da construção civil”, disse Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks. A empresa estima uma produção inicial de 150 unidades por ano para mercados selecionados da União Europeia.

Na feira, a marca também apresentou o modelo com implementos da Liebherr e Zoomlion, incluindo betoneiras elétricas com capacidade de até 10 m³. O lançamento reforça a estratégia da montadora em expandir seu portfólio de caminhões elétricos para segmentos de operação urbana e construção pesada.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também