Ipiranga reduz em 5,7% tempo de carregamento de combustíveis e amplia eficiência logística

Relatório de Sustentabilidade 2024 destaca avanço operacional, gestão de resíduos e segurança como pilares estratégicos da companhia

Redação

A distribuidora de combustíveis Ipiranga apresentou avanços em eficiência logística e sustentabilidade em seu Relatório de Sustentabilidade 2024, lançado neste mês. Um dos principais destaques foi a melhora nos indicadores operacionais, com redução de 5,7% no tempo de carregamento nas bases em comparação com 2023 e de 12,3% em relação a 2022. Os ganhos refletem investimentos contínuos em otimização de processos, segundo revela o documento.

“Temos focado no essencial para nosso negócio: criamos opções e competitividade no suprimento, melhoramos nossa logística — tornando-a mais eficiente — e aprimoramos nossos processos como um todo”, afirmou Leonardo Linden, CEO da Ipiranga.

O avanço na eficiência logística se soma a outras iniciativas estratégicas da companhia em 2024, como a intensificação das práticas sustentáveis em gestão de resíduos. A empresa reduziu significativamente o volume de resíduos destinados a aterros: de 24% em 2022 para 10% em 2024. Algumas unidades operacionais, como a de Passo Fundo (RS), apresentaram redução de 49% para apenas 2% nesse indicador. Já a base de Maceió (AL) diminuiu a geração de resíduos em 74%. O escritório de São Paulo mantém a meta de aterro zero desde 2023.

Transporte de combustíveis

Em segurança operacional, a Ipiranga investiu R$ 80 milhões em 2024 e obteve redução de 20% na taxa de gravidade de acidentes e de 50% nos casos graves durante o transporte rodoviário de combustíveis. O programa Mover, focado em excelência com transportadoras parceiras, contribuiu para uma queda superior a 60% nos acidentes controláveis, além de reduzir em dois anos a idade média da frota, com impacto direto na eficiência energética.

Com 87 anos de história, a Ipiranga está presente em todos os estados brasileiros, com 5.860 postos de combustíveis e uma estrutura logística que inclui 90 unidades entre bases, pools e terminais. A companhia emprega cerca de 2.900 colaboradores.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também