ZF atinge a marca 700 mil eixos produzidos na fábrica de Sorocaba (SP)

Segundo a companhia, avanço no ritmo de produção foi significativo nos últimos oito anos, com a fabricação fabricadas mais 200 mil unidades

Redação

A ZF, fornecedora global de sistemas e tecnologias para mobilidade, atingiu a marca de 700 mil eixos produzidos na unidade de Sorocaba (SP). O número coincide com os 40 anos da nacionalização da produção desses componentes no Brasil, voltados aos setores agrícola e de construção.

Desde 2018, a planta de Sorocaba é reconhecida como Centro de Competência Global em desenvolvimento de eixos do Grupo ZF. A operação atende o mercado brasileiro, argentino e outras regiões, com soluções voltadas à aplicação em tratores, retroescavadeiras e demais máquinas pesadas.

Em 2017, a empresa somava 500 mil eixos produzidos ao longo de 32 anos. Nos últimos oito anos, foram fabricadas mais 200 mil unidades — um aumento de cerca de 60% na taxa de produção em relação ao período anterior.

A unidade fabrica eixos das famílias TSA e APL, voltadas ao setor agrícola, e MTB e MSB, para construção. São produzidos eixos dianteiros e traseiros para tratores de 75 a 240 HP e para retroescavadeiras.

Segundo Juliano Alquati, gerente de Desenvolvimento de Negócios da ZF América do Sul, a operação brasileira é a única do país com estrutura local que contempla desenvolvimento, produção e validação dos equipamentos.

Um novo espaço de testes de mil metros quadrados foi implantado em Sorocaba para simular condições reais de operação no campo e validar a performance e durabilidade dos produtos desenvolvidos localmente.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também