As montadoras Iveco e a chinesa Foton Motor assinaram um memorando de entendimento para estudar uma possível colaboração voltada aos mercados de veículos comerciais no Brasil e na Argentina. O acordo foi firmado nesta segunda-feira (8), em São Paulo, e não prevê metas ou cronogramas definidos.
Segundo as empresas, o foco do entendimento é a avaliação conjunta de soluções voltadas ao transporte rodoviário nos dois países. Embora não tenham sido especificados os tipos de veículos envolvidos, ambas as companhias atuam nos segmentos de caminhões leves, médios e pesados.
A assinatura contou com a presença de Eduardo Freitas, responsável pelas relações institucionais da Iveco na América Latina, e Chen Qingshan, vice-presidente da Foton. As empresas mantêm tratativas desde 2024 para avaliar oportunidades de atuação conjunta na região.
“O Brasil e a Argentina são considerados mercados prioritários dentro das operações regionais da Iveco”, disse Marcio Querichelli, presidente da companhia para a América Latina. “A cooperação prevê o estudo de soluções para ampliar a oferta da empresa na região.”
De acordo com a Foton, o objetivo da parceria é reforçar sua atuação nos países latino-americanos com apoio de um parceiro local. “A Iveco possui presença consolidada na região. A colaboração permitirá avaliar possibilidades de expansão para ambas as companhias”, afirmou Chen.
A Iveco possui sete fábricas e oito centros de pesquisa e desenvolvimento em diferentes regiões do mundo, com foco em veículos comerciais e soluções de transporte. A empresa tem presença em mais de 160 países.
A Foton, fundada em 1996 e com sede em Pequim, tem produção acumulada de 12 milhões de veículos e exporta para 130 países. A companhia também desenvolve veículos elétricos e movidos a hidrogênio para mercados da Ásia, Europa e América Latina. A empresa anunciou nesta terça-feira (8) que iniciou a montagem em CKD de caminhões no complexo industrial da Agrale, em Caxias do Sul (RS).
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.