A montadora chinesa Foton inaugurou oficialmente nesta terça-feira (8) sua nova linha de montagem de caminhões em Caxias do Sul (RS). A planta, que funcionará em regime CKD (com montagem a partir de peças importadas completamente desmontadas), marca um novo passo da companhia para consolidar sua presença no mercado brasileiro e expandir a produção local nos próximos anos.
Instalada dentro do complexo industrial da Agrale, a unidade conta com 6 mil m² e capacidade anual de até 5 mil veículos, podendo montar até sete caminhões por dia. A expectativa da companhia, no entanto, é ampliar essa capacidade conforme a demanda cresça.
A nova fábrica será responsável pela montagem dos modelos Aumark S 315, S 715, S 916 e S 1217 — que já são vendidos no Brasil — além do Auman D 1277, que marca a entrada da marca no segmento de caminhões semipesados no país. “Essa linha de montagem é um ponto de partida. Vamos crescer conforme a demanda e sempre com foco em qualidade e sustentabilidade”, afirma Fábio Pontes, diretor de Operações da Foton no Brasil.
Segundo ele, a escolha por Caxias do Sul se deu devido à força do polo automotivo local e à proximidade com o Porto de Itajaí (SC), facilitando a logística para importação de peças.
Embora a intenção inicial seja a utilização de espaço de um parceiro para a montagem, a chinesa já tem planos para a produção no país com fábrica própria. Mas ainda não definiu o local onde será construída a sua linha de produção.
Em junho de 2024, Pontes havia adiantado ao portal Transporte Moderno que a meta é desenvolver gradativamente uma cadeia de fornecedores locais, com a expectativa de atingir 65% a 70% de nacionalização dos componentes até 2028. Na China, a Foton produz desde picapes a caminhões extrapesados.
Ambição local
O início das operações no Brasil coincide com um marco histórico para a fabricante chinesa: o caminhão número 12 milhões da Foton foi montado justamente na nova linha de Caxias do Sul. Trata-se do modelo Aumark S 315, nas versões manual e automatizada, com motor Cummins e transmissão ZF.
Fundada em 1996, a Foton opera atualmente em 130 países e projeta neutralizar a emissão de carbono em suas principais fábricas até 2035 e em toda a cadeia de valor até 2050.
No Brasil, a empresa está presente com uma rede de mais de 40 concessionárias, abastecidas por um centro de distribuição de peças em Itajaí. A meta é encerrar 2025 com pelo menos 80 pontos de venda no país.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.