Frasle Mobility investe em tecnologias para ampliar eficiência produtiva

No centro de engenharia avançada, a empresa adquiriu equipamentos para o desenvolvimento de materiais de fricção e discos de freio que irão atender o programa Euro 7, que terá início em 2026 na Europa

Sonia Moraes

A Frasle Mobility, que pertence à Randoncorp, tem concentrado investimentos em tecnologias para ampliar eficiência produtiva de suas fábricas. Na unidade de Caxias do Sul (RS) a empresa concluiu a instalação de uma nova linha automatizada para a produção de pastilhas de freio para veículos comerciais, com investimentos de mais de R$ 40 milhões. “Isso amplia a condição da empresa de concorrer nos mercados nacional e internacional”, afirmou Alfredo Lorenzoni, diretor global de linha comercial da Frasle Mobility, em entrevista para a Transporte Moderno. 

No seu centro de engenharia avançada, a empresa investiu na qualificação, tendo adquirido equipamentos necessários para o desenvolvimento de materiais de fricção e discos de freio que irão atender o programa Euro 7, que terá início em 2026 na Europa e estabelece limites para emissão de partículas oriundas do sistema de freio. “Além dos aspectos logísticos, investimos pesado, nos últimos anos, na modernização e automação dos processos produtivos para ampliação de competitividade e portfólio de produtos”, revelou o diretor.

Na fábrica de Joinville (SC), a empresa vai expandir em 25% a capacidade produtiva da Fremax, que produz discos de freios. “A execução das obras na subestação e a aquisição de novos equipamentos segue conforme planejado, com início previsto a partir do segundo semestre de 2025”, informou Lorenzoni.

Sustentabilidade

A Frasle Mobility também está trabalhando fortemente no avanço de tecnologias mais ‘verdes’, com cada vez menos impacto ambiental. “No Brasil, fomos os primeiros a banir o amianto de nossos produtos há mais de 20 anos e já temos uma linha completa de materiais de fricção que atende às mais recentes normas ambientais nos Estados Unidos e, agora, estamos visualizando tecnologias de produto e processo que minimizem a pegada de carbono de nosso produto. Temos um compromisso público de ESG e levamos a sério as metas que definimos.”

Com foco em sustentabilidade, a Frasle Mobility atua fortemente na descarbonização da sua cadeia de valor e de produtos e há uma série de projetos em desenvolvimento. “A inauguração da Caldeira Verde, movida a biomassa, foi um dos marcos de 2024, pois ela reduz muito as emissões de gases de efeito estufa (GEE) da empresa, o equivalente a 10 mil toneladas de CO2 por ano”, disse Lorenzoni.

“A preocupação com a sustentabilidade sempre esteve na base da nossa atuação como empresa, tendo sido pilar fundamental do nosso negócio. Com a Caldeira, estamos deixando de despejar na atmosfera cerca de 267,6 mil botijões de gás doméstico, do modelo P13, representando 60% da meta da Frasle Mobility e metade da ambição estipulada neste compromisso da Randoncorp.”

A empresa também trabalha para expandir o conceito de economia circular nas diferentes etapas da sua operação. Em geral, promove ações em suas unidades de produção para otimização do uso de matérias-primas e maximizar a reutilização, evitando desperdício e a geração de resíduos. A taxa de conversão ultrapassa os 90% nas unidades do Brasil. 

Com os produtos da marca Fremax, a empresa tem o programa Recycle Max, que promove o reuso de discos e tambores de freio. “Os produtos são coletados em oficinas mecânicas parceiras, no sul e sudeste do Brasil, e enviados novamente para a fábrica, onde são reincorporados na produção, gerando novos componentes. Hoje, cerca de 10% da matéria-prima usada é proveniente desse processo”, informou Lorenzoni.

Lorenzoni comentou que a busca pelo TCO (total cost of ownership ou custo total de propriedade) é essencial no mercado de reposição, pois os empresários buscam constantemente melhorar seus custos operacionais. “A empresa entende isso e evolui os seus produtos para potencializar ainda mais este aspecto. Novos materiais, com o melhor desempenho, são o foco principal do trabalho do Centro de Engenharia Avançada (Movetech)”, disse Lorenzoni e acrescentou: “O mercado global impõe desafios e exige que façamos desenvolvimentos específicos para captar a necessidade de cada geografia, tornando nossa equipe de desenvolvimento globalizada e apta a criar produtos pensados para cada realidade, tanto para o segmento OEM (montadoras) quanto de reposição.”

Para o mercado de reposição de veículos comerciais, a novidade da empresa é a linha de pastilhas que acabou de ser renovada – a Plus, CV Advanced e HD Pro. Cada uma delas têm configurações diferentes para suprir demandas específicas dos clientes, desde o uso rodoviário mais brando até o uso urbano mais severo.

Na linha de lonas de freio, a empresa lançou recentemente o material AF/730 Premium, adequado a condições de aplicação mais severas, por contar com maior resistência mecânica, proporcionando maior durabilidade.

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