Indústria marítima lança guia para segurança global

A publicação reúne diretrizes regionais que oferecem orientações detalhadas sobre a gestão de ameaças e riscos no setor

Redação

As principais associações da indústria marítima, incluindo BIMCO, ICS, IMCA, INTERCARGO, INTERTANKO e OCIMF, com o apoio de mais de quarenta entidades do setor, lançaram uma nova versão consolidada das Melhores Práticas de Gestão para a Segurança Marítima (BMP MS). Essa publicação interativa online reúne diretrizes regionais em um único documento abrangente, oferecendo orientações detalhadas sobre a gestão de ameaças e riscos no setor.

A BMP MS tem como objetivo fornecer um processo estruturado para a mitigação de riscos e ameaças no ambiente marítimo. Reconhecendo a dinamicidade dos desafios de segurança em diferentes regiões, o documento orienta os usuários sobre as melhores fontes de inteligência e avaliação de riscos. O material já está disponível para acesso gratuito no site da indústria.

Ameaças crescentes à segurança marítima

Segundo as entidades responsáveis pela iniciativa, os profissionais do setor enfrentam ameaças cada vez mais complexas, provenientes de atores estatais e não estatais. Os perigos variam de acordo com a região, mas podem resultar em traumas físicos e psicológicos graves para as tripulações. Em alguns casos, marinheiros são feitos reféns e submetidos a violência durante longos períodos.

Nos últimos anos, as diretrizes BMP ajudaram a indústria a aprimorar a compreensão e a resposta a essas ameaças. No entanto, diante da rápida evolução dos riscos, a nova BMP MS busca garantir que os navios estejam preparados para lidar com os desafios atuais. O guia oferece acesso facilitado a fontes externas de inteligência e conta com diagramas explicativos, além de informações detalhadas sobre autoridades globais e ferramentas de suporte para a tripulação.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também