A Brado, uma das principais empresas de logística ferroviária do Brasil, anunciou um plano de investimentos de R$ 260 milhões até 2030 para expandir suas operações nos terminais de Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT). O objetivo é ampliar a capacidade de carga, acelerar o escoamento ferroviário e consolidar sua atuação no agronegócio e no transporte intermodal.
Do total investido, R$ 200 milhões serão destinados à modernização do terminal de Sumaré, que passará por reestruturação para aumentar sua capacidade estática de contêineres e otimizar a descarga de caminhões. Os R$ 60 milhões restantes serão aplicados no terminal de Rondonópolis, com foco em melhorias operacionais e tecnológicas.
Projeto Carrossel
Os aportes fazem parte do Projeto Carrossel, estratégia da Brado para otimizar a circulação ferroviária e reduzir gargalos logísticos. A empresa pretende transformar Sumaré em um dos principais hubs multimodais do Sudeste, interligando a produção agrícola e industrial do interior à malha ferroviária e aos portos da região.
Além da infraestrutura, a Brado tem apostado na transformação digital. Em 2023, a empresa investiu mais de R$ 13 milhões em tecnologia e automação, aprimorando sistemas comerciais, administrativos e operacionais. Entre as inovações, destacam-se o controle remoto de operações e a integração de dados em tempo real, garantindo maior rastreabilidade e previsibilidade para os clientes.
Expansão e parcerias estratégicas
A Brado também tem fortalecido parcerias, como a realizada com a Rumo Logística, que viabilizou a primeira viagem de contêineres pela Ferrovia Norte-Sul, conectando Cubatão (SP) a Anápolis (GO) em três dias. A empresa opera com tecnologia Double-Stack, permitindo o transporte de dois contêineres empilhados no mesmo vagão, o que aumenta a eficiência logística. A companhia tem 20 locomotivas próprias, 2.400 vagões ativos e uma frota de 4.600 contêineres.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.