Alfredo Lorenzoni, diretor global de linha comercial da Frasle Mobility: “Estamos trabalhando fortemente no avanço de tecnologias mais ‘verdes’, com cada vez menos impacto ambiental”

No Brasil, a Frasle Mobility foi uma das primeiras a banir o amianto nos seus produtos, há mais de 20 anos, e tem uma linha completa de materiais de fricção que atendem às mais recentes normas ambientais nos Estados Unidos. Agora a empresa está visualizando tecnologias de produto e de processos que minimizem a pegada de carbono de seus componentes, segundo Lorenzoni

Sonia Moraes

Transporte Moderno – O que a Frasle Mobility tem feito para enfrentar a transição energética no setor automotivo?

Alfredo Lorenzoni A transição energética no setor automotivo segue como prioridade para a Frasle Mobility. Um dos objetivos da Randoncorp, companhia da qual a Frasle Mobility faz parte, é liderar essa frente em âmbito global, apresentando tecnologias disruptivas para a mobilidade. Para alcançar esse objetivo, investimos em pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos ‘verdes’ que sejam competitivos para os nossos clientes, mitigando o impacto na emissão de carbono. Além disso, trabalhamos para expandir o conceito de economia circular nas diferentes etapas da nossa operação.

Transporte Moderno – Dê mais detalhes sobre a economia circular

Alfredo Lorenzoni Entre os programas temos o Recycle Max, iniciativa que envolve os produtos da marca Fremax e promove o reuso de discos e tambores de freio. Os produtos são coletados em oficinas mecânicas parceiras, no sul e sudeste do Brasil, e enviados novamente para a fábrica, onde são reincorporados na produção, gerando novos componentes. Hoje, cerca de 10% da matéria-prima usada é proveniente desse processo. Estou citando aqui um exemplo importante, mas, de maneira geral, a Frasle Mobility promove ações em suas unidades de produção para otimização do uso de matérias-primas e maximizar a reutilização, evitando desperdício e a geração de resíduos. A taxa de conversão ultrapassa os 90% nas unidades do Brasil. 

Transporte Moderno – Quais os projetos da Frasle Mobility, com foco em sustentabilidade, para acompanhar a transformação do setor automotivo?

Alfredo Lorenzoni A Frasle Mobility atua fortemente na descarbonização da nossa cadeia de valor e de produtos, e há uma série de projetos em desenvolvimento. A inauguração da Caldeira Verde, movida a biomassa, foi um dos marcos de 2024 nesse sentido, pois ela reduz muito as emissões de gases de efeito estufa (GEE) da Frasle Mobility, o equivalente a 10 mil toneladas de CO2 por ano. A preocupação com a sustentabilidade sempre esteve na base da nossa atuação como empresa, tendo sido pilar fundamental do nosso negócio. Com a Caldeira, estamos deixando de despejar na atmosfera cerca de 267,6 mil botijões de gás doméstico, do modelo P13, representando 60% da meta da Frasle Mobility e metade da ambição estipulada neste compromisso de sustentabilidade da Randoncorp.

Transporte Moderno – A Frasle Mobility tem registrado aumento de pedidos de componentes para veículos elétricos?

Alfredo Lorenzoni Visualizamos mercados no exterior com demanda crescente. Com a nova linha de pastilhas comerciais Fras-le EHNERGY HD, mostramos mais uma vez que estamos na vanguarda, visualizando alternativas de produto para melhor atender as demandas de nossos clientes.

Transporte Moderno – Para o mercado de reposição, o que mudou em relação à demanda por novos produtos?

Alfredo Lorenzoni A busca pelo TCO (total cost of ownership ou custo total de propriedade) é essencial no mercado de reposição, pois as frotas buscam constantemente melhorar seus custos operacionais. A empresa entende isso e evolui em seus produtos para potencializar ainda mais este aspecto. Novos materiais, com o melhor desempenho, são o foco principal do trabalho pelo nosso Centro de Engenharia Avançada (Movetech). O mercado global impõe desafios e exige que façamos desenvolvimentos específicos para captar a necessidade de cada geografia, tornando nossa equipe de desenvolvimento globalizada e apta a criar produtos pensados para cada realidade, tanto para o segmento OEM (montadoras) quanto de reposição.

Transporte Moderno – Quais as novidades da Frasle Mobility para atender a reposição dos veículos comerciais?

Alfredo Lorenzoni Acabamos de renovar nossa linha de pastilhas comerciais, disponibilizando para o mercado as linhas Plus, CV Advanced e HD Pro. Cada uma delas com configurações diferentes para atender demandas específicas de nossos clientes, desde um uso rodoviário mais brando até um uso urbano mais severo. No que diz respeito a lonas de freio, recentemente lançamos o material AF/730 Premium, adequado a condições de aplicação mais severas, contando com maior resistência mecânica e proporcionando maior durabilidade.

Transporte Moderno – Quais os principais investimentos da Frasle Mobility em novas tecnologias que beneficiarão o mercado de aftermarket nos próximos anos?

Alfredo Lorenzoni Estamos trabalhando fortemente no avanço de tecnologias mais ‘verdes’, com cada vez menos impacto ambiental. No Brasil, fomos os primeiros a banir o amianto nos nossos produtos, há mais de 20 anos, já temos uma linha completa de materiais de fricção que atendem às mais recentes normas ambientais nos Estados Unidos. Agora, estamos visualizando tecnologias de produto e processo que minimizem a pegada de carbono de nossos componentes. Temos um compromisso público ESG e levamos a sério as metas que definimos.

Transporte Moderno – Quanto o mercado de reposição representa nas exportações da Frasle Mobility?

Alfredo Lorenzoni Os dados consolidados de 2024 mostram que o mercado externo teve papel fundamental nos resultados positivos, com operações internacionais somando R$ 1,5 bilhão, crescimento de quase 27% em comparação com 2023. Desse montante, as exportações representaram R$ 279,6 milhões e o mercado de reposição teve 74% de participação, com R$ 207,2 milhões. São dados que materializam o crescimento perene, sustentado na estratégia de negócios da companhia, diretamente conectada com o mercado de reposição de autopeças.

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