A Supergasbras está avançando na transformação de sua frota com soluções mais sustentáveis e segue expandindo iniciativas que reduzem as emissões de CO₂ em suas operações logísticas.
Em agosto de 2024, a empresa iniciou no Rio de Janeiro um projeto piloto com quatro caminhões movidos a uma mistura de diesel e biogás – dois para o transporte de GLP envasado e dois para o transporte a granel.
Atualmente, esses veículos correspondem a 0,6% da frota pesada da empresa e os primeiros resultados já apontam uma economia média de 15% no consumo de combustível. Além disso, a expectativa é que cada caminhão reduza entre 15% e 30% das emissões de CO₂.
“Se os testes confirmarem a viabilidade da tecnologia, o plano é expandir o projeto para mais 10 caminhões em 2025, elevando a participação dessa solução para 2% da frota pesada. No entanto, a disponibilidade de biogás nos postos ainda é um desafio para uma adoção em larga escala. Por isso, seguimos diversificando as opções de combustível, avaliando diferentes tecnologias para tornar nossas operações cada vez mais sustentáveis”, afirma Priscila Maziero, gerente de biocombustíveis e sustentabilidade da Supergasbras.
A introdução do caminhão a diesel/biogás aconteceu em apenas um ano e meio após a companhia ter colocado em circulação o primeiro caminhão elétrico para transporte de GLP a granel do mundo. Em dois anos, a adoção dessa tecnologia já resultou em uma redução média de duas toneladas de CO₂ por mês, além de benefícios como menor custo de manutenção em comparação aos veículos a diesel.
“Em 2025, a frota elétrica será ampliada com a incorporação de novos caminhões, que substituirão parte dos veículos do canal de venda direta envasada. Com isso, 39% dessa operação passará a ser realizada com veículos elétricos, representando 8% da frota total de pesados”, prevê Fabiana Simões, gerente de logística.
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