Lucro das maiores companhias marítimas segue acima do período pré-pandemia

Mesmo com queda em relação ao auge da pandemia, setor marítimo mantém rentabilidade elevada

Redação

As principais companhias de transporte marítimo registraram um lucro operacional (EBIT) combinado de US$ 27,3 bilhões no ano fiscal de 2024, segundo levantamento da consultoria Sea-Intelligence. Embora esse valor represente uma forte queda em relação aos picos históricos de 2021 e 2022, quando o EBIT combinado atingiu quase US$ 200 bilhões, a rentabilidade do setor segue acima dos níveis pré-pandemia de Covid-19.

De acordo com a Sea-Intelligence, o EBIT registrado em 2024 supera o lucro operacional combinado dos anos de 2019, 2020 e 2023, evidenciando a resiliência do setor marítimo. Vale destacar que o levantamento não inclui a totalidade do mercado, uma vez que algumas das maiores companhias, como MSC (privada), PIL (que raramente divulga seus resultados) e CMA CGM (que não publica mais seu EBIT), não forneceram seus dados financeiros.

A consultoria estima que, ao aplicar a rentabilidade média das companhias que divulgaram seus números para toda a capacidade operacional do mercado, o EBIT total do setor marítimo tenha alcançado aproximadamente US$ 60 bilhões em 2024.

Entre as empresas que reportam anualmente seus ganhos, o lucro por unidade transportada (EBIT/TEU) revela um cenário ainda favorável, mesmo com a normalização do mercado após os anos atípicos da pandemia. A Maersk, por exemplo, registrou um EBIT de US$ 192 por TEU, um número inferior ao observado em 2021-2022, mas ainda acima da maioria dos anos pré-pandemia.

Outras companhias apresentaram rentabilidade ainda mais elevada. A ZIM liderou com US$ 674/TEU, seguida pela HMM (US$ 622/TEU), OOCL (US$ 346/TEU), ONE (US$ 300/TEU) e Hapag-Lloyd (US$ 215/TEU). Para ZIM, HMM, Hapag-Lloyd e OOCL, o resultado de 2024 foi o mais alto da última década, com exceção do período excepcional de 2021-2022. Já para a ONE, não há uma base de comparação com anos anteriores à pandemia.

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